Mais um fim de semana em cheio para os jogadores portugueses espalhados pelo Mundo. Em Inglaterra, houve uma dualidade de sentimentos entre os lusos de Manchester, o mesmo se passa em Itália, enquanto na Alemanha houve um pouco mais de alegria.
Inglaterra
Comecemos pela melhor liga do Mundo, onde o Manchester United, com Dalot e Bruno Fernandes de início, deu continuidade ao bom momento ao ganhar tranquilamente ao Leicester (3-0), que não teve Ricardo Pereira. Já do outro lado de Manchester, o City teve um duro golpe de realidade, sendo que a turma de Bernardo Silva, Matheus Nunes e Ruben Dias (não jogou por lesão9, sofreu uma reviravolta contra o Brighton.
Mas não fica por aqui a aventura lusitana em Terras de Sua Majestade, uma vez que o Chelsea empatou na visita ao Arsenal (1-1), numa partida onde Pedro Neto foi titular e até marcou, embora João Félix e Renato Veiga não tenham sido utilizados.
Já o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo e Jota Silva, finalmente levou um banho de realidade e acabou derrotado pelo Newcastle (3-1). O Wolves também voltou a sorrir ao triunfar perante o Southampton (2-0), de Mateus Fernandes, sendo que José Sá, Toti e Nélson Semedo foram titulares, Rodrigo Gomes e Gonçalo Gomes suplentes utilizados e Carlos Forbs nem chegou a sair do banco.
Por fim, o Fulham, de Marco Silva, continua em alta e bateu o Crystal Palace (2-0).
Itália
Na Serie A também houve um misto de emoções, com o AC Milan de Paulo Fonseca e Rafael Leão a terem um desgosto com o Cagliari (3-3). O extremo até marcou dois golos, mas não conseguiu impedir o empate da equipa, que ainda durante a semana venceu o Real Madrid.
Já a Juventus, com Francisco Conceição a saltar do banco, triunfou perante o Torino (2-0) e continua a escalar a tabela. O Monza, com Pedro Pereira e Dany Mota a titulares, foi infeliz na receção à Lazio (1-0) e continua numa má situação na tabela.
Espanha
Na La Liga, o Mallorca, do recém-convocado para a Seleção Nacional, Samu Costa, foi derrotado pelo Atlético de Madrid pela margem mínima (1-0). Em Sevilha, o Bétis, com Rui Silva de início e William Carvalho de fora, não foi além de um empate com o Celta de Vigo (2-2).
Houve ainda um duelo de portugueses menos notórios, no encontro entre Getafe, onde Domingos Duarte jogou os 90 minutos, e Girona (0-1), em que Jastin não foi utilizado mas acabou por vencer.
Alemanha
O Bayern de Munique teve vida mais difícil do que o esperado, uma vez que precisou de suar bastante para bater o St. Pauli (1-0). Raphael Guerreiro voltou ao onze inicial, enquanto João Palhinha perdeu o lugar nas primeiras escolhas mas acabou por ser utilizado.
Enquanto isso, o Leipzig, com André Silva a ver o jogo confortavelmente do banco, não foi além de um empate a zero com o Monchengladbach. Já o Wolfsburgo de Tiago Tomás teve um grande triunfo em casa do Heidenheim (3-1), com o avançado português a fazer o gosto ao pé mesmo em cima do apito final.
França
Por último, em França o PSG teve um grande jogo frente ao Angers (4-2), numa partida em que só teve de jogar durante 45 minutos. Desta vez o trio de portugueses, composto por Vitinha, João Neves e Nuno Mendes, começou no banco e só o ex-Benfica teve direito a minutos.
No Estrasburgo-Mónaco, venceu a equipa visitante, por 3-1, derrotando assim o emblema onde Diego Moreira está emprestado pelo Chelsea. Noutra partida, o Lens operou uma reviravolta tardia contra o Nantes (3-2), sendo que David Costa até foi titular mas não teve impacto direto no jogo.
Também houve jogo grande no Nice-Lille (2-2), com a particularidade de que todos os portugueses dos 'Les Dogues' ficaram de fora, por lesão. André Gomes, Tiago Santos e Rafael Fernandes terão de esperar pela pausa para as seleções para voltarem a atuar.
Já no campo das surpresas, o Rennes de Jota foi derrotado em casa pelo Toulouse (0-2) e está numa posição pouco habitual na classificação, pelo menos nos últimos anos.
Comentários