A Sonae SGPS anunciou quinta-feira ter concluído a venda à JD Sports da totalidade da sua participação de 30% menos uma ação na operadora de retalho de desporto Iberian Sports Retail Group (ISRG) por 300 milhões de euros.
“A Sonae recebeu um montante total de 300 milhões de euros, gerando uma mais-valia de 168 milhões de euros, a qual será registada nos seus resultados consolidados no quarto trimestre de 2023”, avança o grupo Sonae num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo refere, esta operação não impacta o volume de negócios consolidado nem o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) subjacente da Sonae, uma vez que a ISRG era consolidada através do método da equivalência patrimonial nas contas do grupo.
Nos 12 meses anteriores a 30 de junho de 2023, a contribuição da ISRG para o EBITDA consolidado da Sonae (pelo método da equivalência patrimonial) ascendeu a 19 milhões de euros.
A cadeia britânica de artigos desportivos JD Sports anunciou no passado dia 07 de julho que ia comprar por 500,1 milhões de euros os 49,98% da Iberian Sports Retail Group que não detinha e que eram controlados pela Balaiko Firaja Invest e pela Sonae ‘holding’.
Com esta transação, a JD Sports passa a assumir o controlo de 100% do capital da ISRG.
A ISRG opera mais de 460 lojas em toda a Europa, incluindo a JD na Península Ibérica, a Sprinter na Espanha, a Sport Zone em Portugal e a Aktiesport e Perry Sport na Holanda.
Além disso, possui uma participação de 98% na empresa 'online' Deporvillage e uma participação de 50,1% na empresa de equipamentos de ginástica Bodytone.
Comentários