Duas das mais reputadas marcas ligadas aos eSports foram fortemente contestados pelos fãs devido a um acordo realizado com a NEOM, uma cidade tecnológica fundada por Mohammed bin Salman, o Príncipe herdeiro da Arábia Saudita. O valor estimado da cidade é de 500 mil milhões de dólares e tem como centro a criação de eventos ligados aos eSports.

O príncipe terá feito um acordo muito recompensador para as organizações da BLAST Premier e a Riot, para levar o evento League of Legends European Championship para a cidade, mas os acordos receberam muitas críticas dos fãs dos desportos eletrónicos, levando mesmo a Riot a retratar-se e dar um passo atrás para cancelar o contrato.

O motivo da revolta prende-se com o facto de Bin Salman ser suspeito de ter ordenado o assassinato de um jornalista do Washington Post e o dissidente saudita Jamal Khashoggi. É ainda referido que o governo da Arábia Saudita aprisiona e tortura pessoas LGBTQ, além de que durante a guerra com o Iémen, milhões de pessoas foram obrigadas a passar fome. Há outros comportamentos criticados ao príncipe herdeiro.

Muitas figuras da comunidade apontaram a hipocrisia da Riot, que por um lado partilha mensagens de apoio Pride, enquanto do outro apoia iniciativas de um governo conhecido pelos abusos dos direitos humanos da comunidade LGBTQ.

Em comunicado, a Riot pede desculpa pela decisão, salientando que é importante reconhecer quando se cometem erros e rapidamente se trabalha para os corrigir. “Depois de uma maior reflexão, e enquanto estamos comprometidos com todos os jogadores e fãs do mundo, incluindo os que habitam a Arábia Saudita, a LEC acabou a parceria com a NEOM, de forma efetiva. (…) Estamos comprometidos em reexaminar as nossas estruturas internas para garantir que situações destas não voltam a acontecer”, salienta a empresa em comunicado.

A BLAST Premier não se manifestou ainda perante as críticas. Nos seus planos está a adição de um mapa de CS: GO nas suas competições inspiradas em NEOM, além da colaboração na construção de um edifício que vai acolher uma academia de eSports na cidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.