Olhando para a tabela classificativa da Premier League a seis jornadas do final, podemos ver que o título inglês já não escapa ao Liverpool, faltando apenas saber qual a ronda em que os 'reds' vão ser coroados. Tal como no caso do Liverpool, o Arsenal parece ter o seu segundo lugar totalmente a salvo de quaisquer imprevistos.

É daqui para baixo que surgem as grandes dúvidas, e que são agudizadas com o facto da Premier League ter recentemente garantido um lugar extra na próxima edição da Liga dos Campeões.

Estes cinco lugares têm ainda o potencial de se transformarem em sete. Para que tal aconteça é preciso que, por um lado o Aston Villa vença a Liga dos Campeões, ao mesmo tempo que é eliminado um dos primeiros quatro classificados da liga espanhola, e por outro, que Manchester United ou Tottenham vençam a Liga Europa.

Independentemente destes cenários, a realidade atual é que existem cinco clubes em condições de lutar pelas três vagas que ainda sobram para a 'Champions' 25/26, vagas estas de extrema importância, quer a nível desportivo, quer a nível financeiro.

Nottingham Forest, Newcastle, Manchester City, Chelsea e Aston Villa, por esta ordem, ocupam entre o terceiro e o sétimo lugar da tabela classificativa atual, estando separados por apenas três pontos entre eles, numa altura que há ainda 18 em disputa.

Nottingham Forest

O Forest parecia estar lançado para um surpreendente terceiro lugar, contudo, duas derrotas consecutivas permitiram aos mais diretos rivais aproximarem-se perigosamente e abrir a luta pelo pódio.

Até final, os comandados de Nuno Espírito Santo jogam no reduto do Tottenham, Crystal Palace e West Ham, recebendo por sua vez o Brentford, Leicester e o Chelsea na última jornada.

Newcastle

Em sentido contrário parece estar o Newcastle. As quatro vitórias consecutivas, a última das quais perante o Manchester United, permitiram aos 'magpies' subir na classificação até ao quarto lugar. Contudo, a equipa de Eddie Howe tem um jogo ainda por disputar, com o Crystal Palace, e em caso de vitória sobe para o terceiro lugar.

Para além desse jogo, o Newcastle apresenta um calendário complicado, deslocando-se a casa do Aston Villa, Brighton e Arsenal, recebendo o Ipswich, o Chelsea e o Everton.

Manchester City

O Manchester City ocupa nesta altura o último lugar que dá acesso à Liga dos Campeões. Os ainda campeões ingleses têm primado pela irregularidade ao longo da temporada, não conseguindo somar duas vitórias consecutivas para o campeonato desde janeiro.

Os 'cityzens' apresentam um calendário acessível, com a exceção do jogo em casa com o Aston Villa, onde se deslocam aos estádios de Everton, Southampton e Fulham, e recebem ainda o Wolverhampton e o Bournemouth. Caso o Manchester City falhe o acesso à Liga dos Campeões, será a primeira vez em quinze temporadas.

Chelsea

De um multimilionário para outro, o Chelsea tem procurado reencontrar o seu lugar na zona cimeira da Premier League, isto depois de uma temporada 2023/24 muito abaixo do esperado. Os comandados de Enzo Maresca chegam a esta fase no sexto lugar, e ainda com a possibilidade de lutar pela Liga dos Campeões.

Pelo meio, os 'blues' têm a Liga Conferência, onde parecem não ter concorrência na altura, deparando-se assim com um caminho claro rumo à conquista do troféu.

A nível interno, a equipa de Stamford Bridge não tem um resto de calendário fácil. O Chelsea recebe Everton, Liverpool e Manchester United, deslocando-se aos redutos de Fulham, Newcastle e Nottingham Forest.

Aston Villa

Depois de um arranque de ano complicado, e que chegou a comprometer as suas aspirações europeias, o Aston Villa encetou uma recuperação, materializada em cinco vitórias nos últimos seis jogos, que deixam a equipa de Birmingham na luta pelos primeiros lugares do campeonato.

Enquanto isso acontece, os 'villains', estreantes na Liga dos Campeões, ainda discutem com o Paris Saint-Germain uma passagem às meias-finais da 'Champions', isto apesar dos dois golos de desvantagem trazidos da primeira-mão no Parque dos Príncipes.

A equipa de Unay Emery irá receber Newcastle, Fulham e Tottenham, jogando nos campos de Manchester City, Bournemouth e Manchester United.