O primeiro dia do evento Worten Game City arrancou com diferentes demonstrações dos principais jogos de eSports, como CS: GO, mas o principal embate do dia juntou streamers profissionais com jogadores amadores de Fortnite. O WGR Fortnite Proamateurs é o primeiro torneio do género, refere a organização e contou com mais de 100 inscritos no evento de apuramento.

Na arena estavam cinco equipas finalistas e a vencedora recebeu um monitor AOC e um Hoodie WGR, mas todos os participantes receberam um headset Electra V2 da Razer. As equipas finalistas foram:

Team 1 - Darkzonee & Mupa

Team 2 - Shikai & Hugo Anjos

Team 3 - Helena Santos & Medeiros

Team 4 - TaDeNight & Mayns

Team 5 - Schyax & Cobra Kai

No que diz respeito a regras, a partida realizou-se em duas rondas, sendo que cada uma dá 10 pontos à equipa. Cada morte de uma equipa adversária dá um ponto, no máximo de oito correspondente às quatro equipas adversárias. Antes do início da partida, os “casters” de serviço, Moreira e 5ynco, analisando as fases de qualificação, derem como favoritos à vitória do torneio a dupla TaDeNight & Mayns.

De notar os problemas técnicos da partida, com a transmissão a focar-se apenas num dos jogadores, e este não estava identificado no jogo, dificultando o trabalho dos comentadores e dos próprios espetadores.

Na primeira partida, após diversas fases do fecho do círculo, quatro equipas conseguiram concentrar-se na barreira final. A dificuldade das equipas foi defender-se da própria barreira, já que haviam gasto a maioria dos materiais das construções a defenderem-se dos embates entre si. O final foi uma espécie de “lotaria” com as equipas a fugirem de forma frenética, em simultâneo dos adversários e da “barreira da morte”. A equipa que venceu a primeira ronda foi a dupla Darkzonee & Mupa, colocando-a em boa posição para a segunda e derradeira partida.

Na segunda ronda, Medeiros foi o primeiro a tombar o Mayns, durante um voo, e apesar do seu companheiro tentar revivê-lo, não conseguiu perante a eficácia do seu “predador”. Tal como a primeira partida, oito jogadores conseguiram manter-se vivos até praticamente o fim, mas o último anel foi disputado a seis. No fim, num verdadeiro mano-a-mano, o TaDeNight acabou por ser o grande vencedor da ronda.

Na somatória das duas partidas, a dupla vencedora do WGR Fortnite Proamateurs foi Darkzonee & Mupa, ainda que as contas “de cabeça” finais dessem TaDeNight & Mayns como potenciais vencedores.

WGR Fortnite Proamateurs

Em entrevista ao SAPO Desporto, os vencedores confessaram que nunca tinham jogado juntos, e não houve tempo e disponibilidade para se encontrarem para treinarem. Valeu, no entanto, a experiência individual de ambos, mas segundo o profissional Darkzonee, “quem ditou a tática foi o meu companheiro Mupa, e que na verdade fez todas as “kills” da partida”. “Jogo desde o final da Season 3, e não concordo com o meu companheiro sobre o meu protagonista, já que se tratava de duos e ambos contribuímos para a vitória”, corrigiu Mupa.

Falando das partidas, a tática da equipa era passar um pouco despercebida nos momentos iniciais, mas na reta final conseguir obter o “high ground”, ou seja, a posição mais elevada possível para ter uma visão do mapa mais abrangente e detetar os adversários. Mupa confessou ao SAPO Desporto que “apenas” joga uma a duas horas por dia, mas que para ser um bom no Fortnite depende da habilidade de cada jogador. Já Darkzonee, que atualmente não tem muito tempo para jogar, devido a questões profissionais, nos seus tempos de stream fazia entre oito a 12 horas de transmissão. Ressalva, no entanto, que o número de horas de jogo é sempre relativo, pois “é preciso é tempo de qualidade, ou seja, podes jogar quatro horas, mas na verdade, passaste apenas duas horas úteis dentro da arena”.

Olhando para Fortnite em Portugal, os jogadores afirmam que apesar de já ter dois anos, em termos de streams continua a ser um dos mais populares. No entanto, a nível de competição, os torneios a dinheiro ainda são inexistentes no nosso país, apenas com prémios, como foi o caso do WGR Fortnite Proamateurs.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.