A EmotAI é uma startup portuguesa composta por uma equipa de engenheiros biomédicos que desenvolveu uma solução tecnológica para ajudar os jogadores profissionais de desportos eletrónicos a obterem uma melhor prestação. Segundo refere no seu website, a equipa acredita que com “biofeedback” e prática, é possível treinar o cérebro para reagir de forma diferente em situações de maior stress, desbloqueando-o para se focar nas alturas que os jogadores mais precisam.

A solução passa por bandas colocadas na cabeça que registam as ondas cerebrais, assim como o ritmo cardíaco dos atletas. Os dados são depois transmitidos por Bluetooth para a aplicação criada pela startup, que são depois analisados através de algoritmos que determinam o nível de foco, o envolvimento nas partidas, assim como as emoções dos jogadores, sejam elas positivas ou negativas.

emotai

O sistema cria automaticamente um relatório, assim como um treino personalizado a cada utilizador na aplicação de forma a desenvolver o seu desempenho. O sistema cria um benchmark que permite comparar resultados entre diferentes sessões de jogo, assim como estabelecer objetivos pessoais. Os utilizadores podem acompanhar o seu progresso e até comparar com outros jogadores.

A startup recebeu recentemente investimento, através de uma ronda seed, e pretende expandir a tecnologia para outros mercados, como o financeiro, educação, saúde, desportos tradicionais ou cal centers. A empresa continua focada em melhorar os algoritmos, utilizando inteligência artificial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.