A casa de apostas Betclic juntou-se à Apogee, equipa de eSports que tem dado cartas a nível nacional e internacional no FIFA, para criar a Betclic Apogee. Esta equipa, que junta alguns dos melhores jogadores e treinadores nacionais e internacionais, tem como objetivo ser a melhor do Mundo no jogo eletrónico de futebol FIFA.

A Betclic Apogee vai contar com alguns dos melhores jogadores do mundo para competir por títulos: Gonçalo Pinto, mais conhecido por RastaArtur, jogador português mais titulado do FIFA e Top 8 Mundial no FIFA 19; Tiago Araújo (TiagoAraujo10), atual campeão nacional e que pretende revalidar o título com a Betclic Apogee; o treinador Jorge Silva (JMSilva90), como FIFA Manager da Betclic Apogee e ainda dois Campeões do Mundo. Lucas Cuillerier 'Daxe', campeão do Mundo pela França e bicampeão do Mundo ESWC (Electronic Sports World Convention), e Alan Brin Cami 'Zal', o treinador seis vezes Campeão do Mundo.

Estes reforços irão juntar-se à equipa que já era composta por grandes jogadores como Gonçalo 'Troppez' Brandão , ex-Campeão Nacional, e Júlio 'Marqzou' Lourenço,, atual Campeão Nacional de Pro Clubs. Esta dupla francesa tinha representado durante vários anos o Paris Saint-Germain.

'RastaArtur' e 'TiagoAraujo10' têm sido presença regular nos primeiros lugares das competições nacionais, tendo vencido, em dupla, o torneio de inverno da eLiga Portugal em dezembro de 2020, e, já este ano, a Taça eLiga, em ambos os casos ao serviço do Nacional.

O objetivo, garante a equipa em comunicado, é "elevar a Betclic Apogee ao top internacional dos eSports no FIFA, com títulos que nos próximos três anos catapultem a equipa para conquistas na Europa e no Mundo".

Esta sinergia é mais um sinal do crescimento da comunidade de jogos eletrónicos em Portugal, como explicou Miguel Domingues, diretor de comunicação da Betclic Portugal.

"O apoio da Betclic à Apogee é um sinal do nosso compromisso com a comunidade de gaming em Portugal e internacionalmente. Ao longo dos últimos anos a Betclic tem vindo a percorrer um caminho diferenciado e inovador e hoje anunciamos mais um passo com este acordo de 'Naming Sponsor'. Acreditamos que juntos vamos chegar ao topo mundial dos eSports no FIFA, é esse o nosso objectivo", explicou, em comunicado.

O fundador e diretor da equipa explicou depois à Lusa que as contratações e o posicionamento para 2021 refletem um "passo europeu", com o objetivo de elevar a formação, que tem somado títulos dentro de portas, ao patamar internacional.

A nova estrutura quer, "pouco a pouco, ir construindo o projeto europeu", que não se faz "de um dia para o outro, nem na primeira época", mesmo que seja “"possível conquistar títulos já esta temporada".

Um dos objetivos passa por chegar aos 'play offs' do Mundial de clubes (eClubs) da FIFA, um desígnio que continuarão a perseguir na quinta-feira, com 'Daxe' e 'RastaArtur' a fazerem dupla.

"Estes dois jogadores trazem, principalmente, uma experiência fundamental para dar estes primeiros passos a nível europeu. Trazem conhecimento do panorama europeu, mas também mediatismo, e essa experiência, juntando-a ao meu método, espero que os leve mais além e a conquistar coisas que ainda não conquistaram", elogia Gonçalo Brandeiro.

Aos 21 anos, Gonçalo Pinto é um dos melhores jogadores portugueses da atualidade, chegando a uma nova equipa após passagens pelo Sporting e pela TS Warrior Player, além de ter representado outros clubes durante provas específicas, com vários resultados de monta, figurando frequentemente nos melhores lugares do ‘ranking’ mundial do jogo.

'Daxe' tem três títulos mundiais em seu nome e, com 20 anos, embarca na primeira experiência por uma equipa fora de França, após quatro anos, entre 2016 e 2020, no Paris Saint Germain.

Os dois já se cruzaram várias vezes, de forma mais célebre no Mundial de duplas da FIFA de 2019, em que 'RastaArtur', ao lado de Diogo 'Tuga810' Pombo, foi derrotado nas meias-finais pelos franceses, que viriam a conquistar o título, o último 'cetro' mundial do agora colega de equipa.

A contratação do francês recoloca a equipa como "verdadeiramente europeia", sem deixar "a origem e as raízes portuguesas", mas obtendo um enquadramento internacional, em linha com os novos objetivos, destaca Gonçalo Brandeira.

A própria natureza dos eSports, que não requer presença física como fator obrigatório para a realização de treinos e jogos, facilita esta ligação de jogadores portugueses com 'Daxe', com quem têm trabalhado "sem problemas via 'online'", ainda que já tenha estado em Portugal e espere voltar, para competir e treinar.

Para o diretor da Apogee, a aposta da equipa, e o novo acordo de patrocínio, reflete uma subida no nível do mercado de esports em Portugal, que em termos de audiência beneficiou com a pandemia de covid-19, mesmo que "não necessariamente em dinheiro e contratos".

"Aquando das paragens dos campeonatos, a alternativa foram os eSports, que não pararam. Isso pôs o mercado no radar de muitas empresas e abriu oportunidades", declara, sobre um crescimento que "já vinha a ser notório" antes.

Já RastaArtur, um dos melhores portugueses no jogo FIFA, destacou a ambição deste projeto.

"O Betclic Apogee é um projeto vencedor à nascença. Temos de considerar que juntamos este conjunto de grandes jogadores sob a alçada de dois grandes treinadores como o Jorge Silva e o Alan Brin Cami. Queremos ser líderes na Europa e representar o melhor possível a equipa nas competições mundiais", disse o jogador.

A Betclic Apogee pretende ainda ser certificada como a primeira equipa 100% neutra em carbono no mundo dos eSports. Para isso, garante que vai incorporar no seu sistema de treino e competição a medição de emissões de gases de efeito de estufa. Os equipamentos desportivos dos atletas terá uma origem sustentável. A equipa pretende ainda iniciar um processo de I&D de dispositivos de jogo que serão produzidos a partir de materiais reciclados.

*Artigo atualizado com mais dados e mais declarações de Miguel Domingues

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.