A Sony anunciou a temporada de 2021 da FIA Certified Gran Turismo Championships, as provas em torno do seu simulador de automóveis Gran Turismo Sport, em exclusivo na PS4. Devido às alterações feitas no ano passado, devido à pandemia da COVID-19, a organização apresenta uma estrutura de competição totalmente focada no online.

Foi revelado um novo formato, assim como um progresso na produção das transmissões, que inclui a integração de novas tecnologias, pretendendo tornar as corridas mais emocionantes, diz a Sony.

“Embora estejamos ansiosos para nos encontrar pessoalmente, tanto com os pilotos que participam neste campeonato como com o público, acreditamos que o mais correto é realizar todas competições de forma online durante 2021”, disse o criador de Gran Turismo, Kazunori Yamauchi.

O evento terá início no próximo dia 21 de abril, e este ano, à semelhança dos anos anteriores, o campeonato contará com o Nations Cup, onde os pilotos vão competir individualmente em representação do seu país. Por outro lado, há o Manufacturer Series, em que os pilotos virtuais vão fazer parte de uma equipa internacional com a fabricante escolhida.

Conheça os principais detalhes da prova:

FASE ONLINE 1 – Iniciar-se-á a 21 de abril e terminará a 26 de junho. Participantes de todo o mundo competirão online ao longo de 10 rondas para a Manufacturer Series que se realizarão a cada quarta-feira e 10 rondas para a Nations Cup que se realizarão aos sábados;

WORLD SERIES 1 e 2 – Durante este período enfrentar-se-ão os 16 melhores pilotos da Nations Cup e o TOP 12 da Manufacturer Series (que inicialmente serão selecionados entre os finalistas mundiais de 2020). Existirão dois eventos World Series que serão transmitidos nos dias 6 de junho e 11 de julho;

SHOWDOWN DA WORLD SERIES – O Showdown da World Series da Nations Cup terá um total de 32 participantes, 16 dos quais oriundos da Final Mundial de 2020 e 16 oriundos da Fase Online 1 de 2021. Já a seleção dos fabricantes e dos pilotos representantes para o Showdown da World Series será decidida de acordo com o seguinte: um total de 12 equipas avançará para o Showdown da World Series, sendo este total composto pelos fabricantes parceiros oficiais da Série de 2021 e pelos principais fabricantes de acordo com a sua Classificação Global.

A Sony explica que a Manufacturer Series é uma competição por equipas com um total de três participantes de cada região por cada fabricante e que, por cada um dos 12 fabricantes competirão os melhores participantes da Fase Online 1. Os Showdown das World Series serão transmitidos no sábado, dia 21 de agosto, e no domingo, dia 22 de agosto.

FASE ONLINE 2 – Terá lugar entre 7 de julho e 25 de setembro com um total de 10 rondas para a Nations Cup e 10 rondas para as Manufacturer Series. A seleção dos pilotos para a World Series e a Final Mundial será efetuada com base nos resultados da classificação por pontos no final de cada fase;

WORLD SERIES 3 e 4 – Um novo grupo de jogadores de elite enfrentar-se-á em dois eventos que serão transmitidos nos dias 3 de outubro e 14 de novembro;

FINAIS MUNDIAIS – Terão lugar nos dias 3, 4 e 5 de dezembro e determinarão os grandes vencedores dos FIA Certified Gran Turismo Championships 2021.

Todos os detalhes desta longa competição podem ser consultados no seu website.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.