A ESL Faceit Group anunciou que o próximo Major de Counter-Strike 2, o Intel Extreme Masters voltará a ser realizado no Rio de Janeiro, naquela que será a terceira edição consecutiva no Brasil. O IEM Rio 2024 será realizado entre os dias 7 a 13 de outubro, contabilizando para o ESL Pro Tour Masters de Counter-Strike 2.

O evento vai reunir as 16 melhores equipas do mundo, que vão jogar para conquistar o prestigiado troféu, mas também uma fatia do prize pool de 250 mil dólares. O vencedor da final jogada na Farmasi Arena vai garantir ainda uma vaga direta para o primeiro campeonato da ESL Pro Tour de 2025.

A organização parece satisfeita com os resultados do evento no Rio, que na última edição reuniu mais de 28,4 milhões de espetadores únicos, somando mais de 21 milhões de horas assistidas, colocando a prova num dos maiores sucessos da América Latina.

O calendário da ESL Pro Tour para as competições de Counter-Strike 2 em 2024 continua a ser preenchido. Num cronograma ainda muito vago, a organização tem eventos marcados para abril, maio, julho, agosto, outubro e novembro.  

Segundo Marc Winther, responsável pelo ecossistema competitivo de Counter-Strike na ESL, destacou que ecossistema de eSports na América do Sul continua em crescimento, ajudando a promover as comunidades em torno das competições em todas as regiões do mundo. De salientar que o Brasil tem algumas das equipas melhor cotadas no ranking de Counter-Strike, começando pela Furia atualmente no décimo lugar, a MiBR no 17ª e a paiN em 28.

Relativamente ao torneio, este começa no dia 7 de outubro com uma fase de grupos, onde as 16 equipas serão divididas em duas partes. As três melhores equipadas de cada grupo avançam para os playoffs, que serão disputados então de forma presencial, entre os dias 11 a 13 de outubro, perante a assistência dos fãs.

Quanto às equipas participantes, quatro delas serão convidadas com base no seu ranking mundial da ESL, seis equipas parceiras. As restantes vagas serão preenchidas através de qualificadores online abertos e fechados no Faceit. Há dois qualificadores para a Europa em agosto, um para a América do Norte, uma vaga da América do Sul e outra da Ásia.