Entre os dias 23 a 26 de novembro realiza-se na Exponor em Matosinhos o MEO XL Games. E trata-se de um fim de semana em cheio para os fãs de videojogos, uma vez que também na capital do país decorrerá o Lisboa Games Week, exatamente na mesma data.

O MEO XL Games promete diversas novidades em torno dos videojogos, sejam torneios (com mais de 50 mil euros em prémios) de competições profissionais, como a presença de influenciadores e criadores de conteúdos, incluindo Wuant, D4rkFrame, Sara Rechena e JOliveira. Há sempre a possibilidade dos fãs poderem tirar uma fotografia ou receber um autógrafo de um jogador de eSports ou streamer do qual seja seguidor.

Um dos pontos a salientar é o Serviço Educativo que o MEO XL Games está a preparar para os dias 23 e 24 (quinta e sexta), esperando-se a visita de milhares de alunos e professores. O serviço conta com uma quantidade de ações e espaços dedicados, com uma programação prevista para o grande auditório Exponor, que tem uma capacidade para 900 alunos e professores. Conta ainda com quatro auditórios booth-showcase, assim como um espaço equipado com computadores para 40 alunos, assim como um lounge para professores.

Além das parcerias mencionadas, os eventos educativos vão também contar com convidados em representação do Município de Matosinhos, a Federação Portuguesa de Futebol, a Startup Lisboa, Indie Dev Day, Bilbao International Games Conference, a Unicorn Factory Lisboa, a RTP Arena e ainda a equipa SAW Esports, entre outras.

Mas tratando-se de um evento sobretudo focado no gaming, não vão faltar novidades que chegaram recentemente ao mercado para experimentar. A PlayStation Portugal vai construir uma experiência totalmente dedicada a Spider-Man 2 e a Nintendo vai levar para o evento os mais recentes títulos de Mario: Super Mario Bros. Wonder e Super Mario RPG, entre outros.

A Worten conta com o espaço batizado de Worten Game Ring Player’s Club. O espaço vai ter áreas de free-to-play e torneios com vários prémios. Mas a zona restrita do espaço, que os visitantes poderão ter acesso, vai haver um VIP Deck, que a Worten promete surpreender. Pois é aqui que também vão estar os melhores jogadores e outros criadores de conteúdo. A Worten será também responsável por animar uma pista de dança, onde não faltará um DJ no espaço Player’s Club. Além de dar música, o DJ de serviço vai estar sempre pronto para dar prémios aos visitantes.

No primeiro dia do evento, na quinta-feira dia 23, a PlayStation Portugal vai também realizar a gala dos prémios PlayStation Talents, onde vão estar presentes os finalistas. O vencedor na categoria de melhor jogo receberá um prémio de 10.000 euros, para apoiar o desenvolvimento e publicação do titulo por parte da PlayStation Ibéria. Além disso, o projeto vencedor receberá apoio na publicação do jogo na PlayStation Network e multiplataformas; acesso a ferramentas de desenvolvimento; e ainda uma campanha de promoção e marketing avaliada em 50.000 euros. Pode conhecer a lista dos jogos finalistas ad 9ª edição dos Talents.

Ainda no que diz respeito à produção independente, o evento vai contar com o Iberian Games Summit – Gameiberica 2, uma montra de jogos possíveis de experimentar durante os quatro dias. A fala realiza-se no auditório da Exponor às 15 horas do dia 24 de novembro e é fruto de uma parceria entre o Indie X e o Indie Dev Play. Este evento, assim como a gala dos prémios PlayStation Talents, por se realizarem no auditório fora do espaço do MEO XL Games terão acesso gratuito para todos, mesmo sem o bilhete.

Meio caminho andado
Meio caminho andado
Ver artigo

As principais competições de eSports também passam por aqui. As finais da Master League Portugal XII, agora em Counter-Strike 2, reúne as melhores equipas portuguesas. Também vai poder assistir ao Christmas Challenge organizado pela FPF eFootball, reunindo igualmente os principais jogadores de FC 24. Juntos, estes dois torneios, combinam um prize pool de 25 mil euros (15 mil euros para o Master League e 10 mil euros para o Christmas Challenge).

Mas as competições não se ficam no âmbito profissional. Durante o fim de semana vão haver competições abertas a todo o público, incluindo o torneio de FC 24 na área da FPF eFootball, com uma PlayStation 5 como prémio principal. Vai realizar-se o Fortnite Cup, o Street Fighter Arena na Asus ROG, o Mortal Kombat 1 Cup na Banzai Noodles, o Rocket League na Omen Worten Games Ring, assim como Fall Guys e League of Legends no espaço da Rádio Popular. A Monster Energy terá Call of Duty: Modern Warfare III e na área da Rádio Cidade FM é possível participar na Just Dance Cup.

Para os jogadores old school, a área de retrogaming promete oferecer uma viagem desde a primeira consola às novas gerações. E não vai faltar um salão de jogos dos anos 1980/90 com máquinas arcade e de pinball. Em tecnologias mais atuais, os visitantes podem experimentar simuladores, assim como experiências de realidade virtual.

Os bilhetes para o MEO XL Games custam 12 euros por dia, mas o passe geral tem um preço de 20 euros. Mais informações no website oficial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.