Lançado oficialmente esta terça-feira, dia 4 de outubro, Overwatch 2 é mais recente jogo da Blizzard, um jogo de ação por equipas que desta vez é free-to-play, substituindo por completo o primeiro jogo. Este título competitivo tem uma grande base de jogadores e esperava-se dificuldades no lançamento da sequela, como é, aliás, formal em qualquer título da editora. Foram longas as filas de jogadores para entrar, com milhares de utilizadores na frente para se conseguir uma vaga nos servidores para jogar.

No entanto, desta vez a situação é bem pior. Os jogadores começaram a reportar diversos bugs, desde erros durante os ecrãs de carregamento e caírem do servidor pouco depois de entrarem, sendo arremessados novamente para a fila de espera. Inicialmente, o presidente da Blizzard Mike Ybarra referiu que os servidores do jogo estavam a ter problemas e que tinham as equipas técnicas a trabalhar em soluções.

Veja na galeria imagens de Overwatch 2

Logo de seguida, avançou que os servidores foram vítimas não de um, mas pelo menos dois ataques DDoS entre o seu lançamento e esta quarta-feira. Apesar da equipa estar a trabalhar para mitigar os problemas, a afluência contínua dos jogadores está a dificultar a normalização dos servidores.

A empresa emitiu um comunicado a pedir desculpa aos fãs que aguardavam o lançamento do jogo, salientando que quer manter total transparência dos problemas associados, tanto para a situação atual, como uma previsão do que vai acontecer nos próximos tempos, sobretudo a correção dos bugs.

A Blizzard refere ainda que vai remover a obrigatoriedade de os jogadores necessitarem de registar um número de telefone para jogar. Todos os jogadores com uma conta ligada na Battle.net deixam de ter de registar o número. A mudança está prevista para a próxima sexta-feira, dia 7 de outubro. Ainda assim, de forma a combater batotas em Overwatch 2, as contas que não estiverem conectadas à Battle.net, assim como as que foram criadas de novo, ainda vão ter de passar pela proteção via SMS.

Apesar das equipas da Blizzard estarem de mãos cheias para resolver os problemas de Overwatch 2, a empresa avisa os jogadores que o processo está em andamento, por isso, as filas para jogar ainda se deverão manter por mais algum tempo. Explica ainda que muitos jogadores estão a ver os números da sua fila a saltitarem para a frente e para trás, referindo que existem duas linhas, uma para a Battle.net, outra para o próprio jogo. O processo é, por norma, invisível aos jogadores, mas neste momento estava a ser mostrado em tempo real, algo que em princípio já foi corrigido.

James Rodriguez eleito melhor jogador das primeiras cinco jornadas
James Rodriguez eleito melhor jogador das primeiras cinco jornadas
Ver artigo

A Blizzard criou um diário onde vai ser atualizada a informação relativa ao estado dos servidores e bugs corrigidos ao longo do tempo. De notar que com o lançamento de Overwatch 2, os servidores do primeiro jogo foram encerrados, o que deixa os fãs sem alternativa para jogar durante este lançamento caótico.

Overwatch 2 está disponível no PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox X|S e Nintendo Switch. Apesar de ser muito idêntico ao primeiro jogo (e dessa forma este deixa de existir), o novo capítulo fez algumas mudanças no design, como a redução das equipas de seis para cinco elementos. Há novas afinações nas mecânicas e classes, mapas originais (incluindo um inspirado em Portugal), heróis e funcionalidades para descobrir. Uma das novas funcionalidades permite aos jogadores apontar a localização de inimigos ao resto da sua equipa.