A Acer apresentou durante a IFA, no ano passado, a plataforma Planet9, uma ferramenta para jogadores e organizações de eSports, que pretende ser uma comunidade aberta, ao permitir aos atletas construírem a sua equipa e criar planos de treino para se tornarem mais eficientes. Na altura, segundo Andrew Chuang, gerente geral de serviços de eSports da Acer, “o Planet9 é uma plataforma de última geração que inclui aquilo que os jogadores competitivos ou casuais necessitam para subir de nível e participar nos desportos eletrónicos abaixo da classe profissional”.
A plataforma conta com a “força” do hardware da Acer, software e serviços, com tudo o que é necessário para complementar a experiência dos jogadores. A empresa avança agora com a prometida fase beta aberta, que se estreou durante o IEM em Katowice. Esta deverá ser aberta ao público geral, na região EMEA, no segundo semestre de 2020. Os interessados podem visitar o website oficial para se inscreverem.
Em termos práticos, o Planet9 é uma plataforma online para ajudar os jogadores a encontrarem facilmente membros para as suas equipas, dentro de um nível semelhante, seja com objetivos alinhados, mas também as suas capacidades. As ferramentas incentivam os jogadores a melhorar a sua performance, graças ao feedback integrado perante o seu desempenho. Há estatísticas detalhadas, para cada jogador individual e por equipas. A plataforma foi desenhada para possibilitar a todos os jogadores tomarem decisões baseadas nos dados para melhorarem o seu jogo, incluindo pontos mais fracos que devem ser trabalhados, ou aspetos mais fortes que devem ser explorados em seu benefício.
O Planet9 é igualmente uma rede social no universo dos eSports. Os jogadores podem encontrar-se, juntarem-se se tiverem alinhados em objetivos. Cada utilizador pode adicionar amigos, seguir atletas e receber recomendações dos jogadores. Entre as ferramentas para a equipa, há funcionalidades como o chatroom para que os membros possam partilhar táticas do jogo ou mesmo estabelecer contacto, para “quebrar o gelo” entre si.
Já no que diz respeito aos treinos, é possível contratar um treinador pela ferramenta para serviços de coaching, ou então jogar com gamers mais experientes e verificar estatísticas avançadas da partida para acompanhar a evolução do desempenho.
Através do Planet9, os jogadores podem organizar e hospedar pequenos torneios, a eventos de grande escala, sejam eles patrocinados ou oficiais. Tem ferramentas de inscrição, a organização, calendário de provas, resultados e análise de dados.
Comentários