Passaram-se cinco anos desde o lançamento de Rocket League, um dos mais populares jogos competitivos da atualidade. O jogo mistura desportos como o futebol ou basquetebol, com o twist de que os atletas são substituídos por viaturas. O Soccar, como é apelidado, reuniu milhões de jogadores, sendo um jogo muito recorrente nos eventos de eSports.

A Psyonix decidiu alterar o modelo de negócio do jogo, mudando o seu habitual formato pago para um sistema free-to-play. Ou seja, o jogo base é gratuito, permitindo que todos joguem, mas os jogadores podem depois adquirir mais viaturas e outros objetos cosméticos através de microtransações.

A empresa promete ainda refinar os menus para tornar a exploração mais fácil, e melhorar outras funcionalidades tais como os torneios e desafios. O jogo bebe grandes inspirações no modelo de Fortnite, com a venda de passes de temporada, como tem acontecido com o género battle royale. Até porque a mudança para um formato gratuito também está associado à disponibilidade exclusiva do jogo na Epic Store, deixando de vez o Steam.

No entanto, como explica, as funcionalidades cross-play mantém-se entre as consolas, mas também com o Steam. Quem comprou o jogo anteriormente no Steam vai continuar a usufruir do jogo Apenas os novos jogadores necessitam de ter uma conta na Epic Store para aceder a Rocket League.

Todos os jogadores que jogaram Rocket League online antes do lançamento da nova versão free-to-play, vão ser recompensados com o status Legacy, e como bónus, os seguintes itens: todos os elementos DLC Rocket League que forem lançados antes do jogo se tornar gratuito; um título com o ano em que os jogadores começaram a jogar Rocket League; 200 itens comuns serão transformados em qualidade “Legacy”; Golden Cosmos Boost; rodas Dieci-Oro; e o banner Huntress. E se jogar online antes da atualização, vai receber o Boost Faded Cosmo.

O mais interessante é que toda a coleção de itens dos jogadores vai manter-se inalterada e o seu progresso é também agora cross-play. Ou seja, independentemente de a plataforma onde jogar e desbloqueou itens, estes estarão disponíveis mesma conta.

A Psyonix tem mais novidades a caminho que serão divulgadas mais próximo da data de lançamento da versão gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.