A equipa portuguesa SAW tem vindo a fazer uma temporada de alto gabarito internacional, tendo participado em algumas das principais competições e escrito o seu nome no Counter-Strike 2. Os resultados positivos entre o Top 4 no IEM Cologne resultaram na ascensão ao 11º lugar no ranking das melhores do mundo.

As expetativas para a participação no ESL Challenger de Atlanta estavam elevadas e a equipa portuguesa até era dada como uma das favoritas a vencer o torneio. A SAW não passou dos quartos-de-final e parece que causou algum desconforto no seio da equipa. E esta quinta-feira foram registadas mudanças na formação.

A equipa deixou de contar com Rafael “arroz-doce” Wing, que estava na equipa desde abril de 2023, depois de vestir a camisola da FTW. O jogador foi considerado um dos grandes pilares da equipa durante a campanha deste ano passou ao banco de reservas, lê-se no comunicado.

O jogador já tinha mostrado interesse em sair no final de 2024, mas nos interesses da equipa, a organização decidiu que o mais acertado era a movimentação para o banco de reservas e começar a preparar até às próximas provas importantes. O jogador fica livre de procurar um novo projeto em outra equipa.

A SAW não perdeu tempo e já reforçou a equipa com André “AG1L” Gil, um jogador que jogava pela Rhyno que passa a ser o substituto de arrozdoce. Anteriormente, o jogador tinha passado também pela eXploit e a FTW. A SAW vai disputar a ECL Europa, o Challenger Katowice e ainda o RMR europeu, agendados para o fim de novembro, avança a RTP Arena.

E já é conhecida a composição da ESL Challenger League S48, com a SAW a entrar diretamente para as meias-finais. Este torneio é importante por dar duas vagas para os finalistas na qualificação do ESL Pro League XXI.

Ainda no que diz respeito a mudanças na equipa, a SAW ficou também sem treinador. Danny “Berry” Krüger estava à frente da equipa desde o mês de junho, mas deixa as suas funções na equipa técnica. “Devido a pontos de vista distintos no que toca à metodologia e perspetivas para a equipa, tomámos a decisão, em conjunto com Berry, de que o melhor seria rumar por caminhos diferentes”, lê-se no comunicado.