Os dados são do estudo “eSports & Games Streaming: Emerging Opportunities & Market Forecasts 2021-2025”, da Juniper Research que avalia o crescimento da indústria e do número de utilizadores nesta área. indicando que a pandemia veio dar um impulso aos eSports e aos videojogos, mas que a adesão vai continuar a aumentar.

Segundo os dados, citados pela imprensa internacional, até 2025 a indústria de eSports e streaming de videojogos deverá crescer 70% e aumentar o valor para 3,5 mil milhões de euros. Em 2020 o valor foi calculado em 2,1 mil milhões.

Com a pandemia de COVID-19 os desportos eletrónicos cresceram de popularidade e a indústria beneficiou, já que há mais utilizadores ligados às plataformas de conteúdos.

Web Summit: como a ESL contornou a pandemia na organização de eventos de eSports?
Web Summit: como a ESL contornou a pandemia na organização de eventos de eSports?
Ver artigo

O aumento de valor faz-se pelas subscrições mas também pela publicidade, sendo que a Juniper espera que exista também crescimento em outras áreas associadas, como os direitos televisivos e a vendas de bilhetes para eventos ao vivo. Os contratos de patrocínio são também considerados uma fatia importante de rentabilidade para esta indústria.

"As plataformas de streaming bem sucedidas serão as que conseguem responder às diferenças das várias regiões geográficas, incluindo streamers e títulos de jogos populares em eventos de eSports", defende Saidat Giwa-Osagie, um dos autores do estudo.

A consultora prevê que até 2025 vão existir mais de mil milhões de internautas ligados aos eSports e videojogos, o equivalente a uma em cada nove pessoas da população global. Mais de metade do crescimento será originado na região Ásia-Pacífico.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.