No primeiro fim-de-semana de agosto decorreu em Las Vegas, no Mandalay Bay, a edição 2019 do Evolution Championship Series (EVO), um evento que reúne torneios totalmente dedicados a jogos de combate: Street Fighter V, Tekken 7, Mortal Kombat 11, Soul Calibur VI, Dragon Ball FighterZ, Blazeblue Cross Tag Battle, Samurai Shodown, Under Night In-Birth e a estreia de Super Smash Bros. Ultimate.

O evento tem uma grande cobertura online, via streaming no Twitch, sendo necessário diferentes canais para cobrir todos os eventos em simultâneo. No entanto, segundo a Esports Observer, o evento teve uma quebra de visualizações em comparação a 2018. Ainda que quatro dos canais tenha estado no Top 10 dos mais vistos durante esse fim-de-semana na plataforma de streaming, somados geraram menos horas de visualizações que os três principais canais que fizeram a cobertura no ano passado.

No total, somados os canais Evo principal, Evo1, Evo3 e o canal da Capcom (editora de Street Fighter) geram um total combinado de 4,9 milhões de horas durante o fim-de-semana de 2-5 de agosto, uma ligeira redução, quando comparado aos 5 milhões de horas geradas em 2018.

Se forem somados apenas os sete canais principais e oficiais do Evo (Evo1 a Evo6), este ano geram 4,98 milhões de horas de visionamento no Twitch. Este ano, o canal da Capcom gerou 610 mil horas e o da NetherRealm (produtora de Mortal Kombat 11) 135 mil horas. O total de transmissões no Twitch dos canais que cobriram o Evo ficaram-se pelos 5,73 milhões de horas.

Contas feitas, no ano passado os canais oficiais geraram um total de 5,07 milhões de horas, mais 1,2 milhões de horas do canal da Capcom, num total de 6,27 milhões de horas. Este ano a soma ficou-se pelos 5,73 milhões de horas, havendo uma redução de 8,6% face a 2018.

O maior indicativo dos torneios com maior sucesso são as finais dos respetivos jogos, e neste caso Super Smash Bros. Ultimate, que se estreou no Evo obteve uma média de 206 mil visualizações permanentes, sendo o mais visto. No ano passado, ainda era jogado o Super Smash Bros. Melee, que teve uma média de 147 mil pessoas em simultâneo de audiência.

No total, o jogo de combate da Nintendo foi responsável por 708 mil horas no canal principal, com um pico de 233 mil pessoas em simultâneo, quase o dobro das 457 mil horas assistidas no ano passado com o seu antecessor Melee, com um pico de 190 mil. No quadro poderá ver os cinco jogos mais assistidos durante o Evo 2019. Em segundo surge Tekken 7 com 608 mil horas e em terceiro Street Fighter V com 385 mil horas.