Até à data, a grande final do campeonato do mundo de Fortnite apresentou o maior prize pool de um torneio de eSports, com 30 milhões de dólares a distribuir pelos finalistas. Mas esse valor já estava ultrapassado logo à partida pelo The International, as finais de DoTA 2, o famoso MOBA da Valve.

A grande diferença é que o prémio final do The International é baseado em crowd funding, ou seja, 25% da venda de qualquer Battle Pass do jogo reverte para o “pote” monetário da final do campeonato mundial. Até à data de hoje, o prémio acumulou 32,71 milhões de dólares e ainda faltam duas semanas para fechar, no mesmo dia da final, a 25 de agosto. Isto significa que só no dia da grande decisão das “hostilidades” é que os jogadores vão saber verdadeiramente o que os espera de prémios.

Claro que a página oficial do The International é atualizada numa base regular, sendo possível saber os valores. Tendo em conta que muitos utilizadores devem guardar-se para o fim do prazo para comprar o Battle Pass, o valor final pode atingir números históricos e difíceis de ultrapassar no futuro, talvez pela próxima edição do evento.

the international
the international

Existem três tipos de passes à venda, tendo em conta que na sua essência o jogo é free-to-play, ou seja, gratuito. Os passes adicionam extras à conta, incluindo itens raros, cursores, entre outros elementos cosméticos e consumíveis para as partidas. Há três níveis de acesso ao torneio, e daí o respetivo valor diferenciador. O nível básico custa 9,99 dólares, o de nível 50 pode ser adquirido por 29,35 dólares e por fim, o mais caro, de nível 100 tem o preço de 44,99 dólares.

Se considera que o jovem Bugha, ao ter vencido o torneio de Fortnite tornou-se milionário, com os 3 milhões de dólares amealhados, para ter uma ideia, o The International já está quase nos 15 milhões de prémio para o primeiro lugar. O terceiro posto oferece os mesmos 3 milhões do prémio máximo de Fortnite e os valores vão sendo escalados até ao 18º lugar que tem assegurado 81 mil dólares. De notar que estes valores são igualmente escaláveis em sintonia com o prize pool a fechar no dia 25 de agosto, pelo que os jogadores podem ganhar mais.

O grande evento, que vai ter lugar na Marcedes-Benz Arena, em Xangai, na China durante os dias 15-25 de agosto, conta com as 18 melhores equipas de DoTA 2 da temporada. Das presentes, 12 foram apuradas através do Dota Pro Circuit e são elas a Team Secret, Virtus.pro, Vici Gaming, Evil Geniuses, Team Liquid, PSG.LGD, Fnatic, Ninjas in Pyjamas, TNC Predator, OG, Alliance e Keen Gaming. As restantes seis equipas qualificaram-se por vencerem os qualificadores regionais: os Newbee da América do Norte, Infamous da América do Sul, Chaos Esports Club da Europa, Natus Vincere da Comunidade de Estados Independentes, a Royal Never Give Up da China e Mineski do sudoeste asiático.

the international
the international

O torneio conta com transmissões em direto, ou mesmo através do jogo, no qual os utilizadores podem controlar a câmara da partida ou mesmo seguir a perspetiva de qualquer jogador designado. No dia 25 será feito um balanço final do prémio do The International 9, aquele que promete ser um dos grandes eventos de eSports do ano.