Devido à pandemia de coronavírus, a NASCAR decidiu substituir as suas provas canceladas por competições de eSports, com um twist curioso: os próprios pilotos profissionais trocaram os volantes dos seus bólides de competição, para as cadeiras em frente ao PC para correr no popular simulador de corridas iRacing, nomeadamente a sua prova NASCAR.

A Fox Sports garantiu a transmissão em direto, em simultâneo para o seu canal televisivo aberto Fox, FS1 e ainda a aplicação de smartphones, da prova virtual. A empresa revelou agora que a transmissão foi um sucesso e que assume agora o compromisso de transmitir o resto da temporada, começando já no próximo dia 29 de março, a partir do circuito virtual Texas Motor Speedway.

A primeira prova alcançou 903 mil espetadores no canal FS1, segundo a consultora Nielsen Media Research. Esta prova de NASCAR iRacing foi a prova de eSports mais assistida em canais de televisão por cabo, assim como o mais pontuado programa de eSports da história da televisão. O assunto não passou despercebido no Twitter, levando as suas interações a catapultar a corrida para o programa mais social do último domingo. Realizou-se mais de um milhão de interações relacionadas com o NASCAR durante o fim-de-semana.

Na prova inaugural, o vencedor foi Denny Hamlin, tricampeão do Daytona 500, o que mostra a raça do piloto, tanto no asfalto como no virtual. Os fãs de NASCAR puderam assistir ainda aos embates de ícones como Dale Earnhardt Jr. e Bobby Labonte do Hall of Fame, Kyle Busch (atual campeão e vencedor por duas vezes), entre vários outros nomes. Tratou-se de um alinhamento completo com 35 carros em pista.

O interessante é que todo o “universo” foi transposto para o virtual e com isso os comentadores de serviço da Fox, como Jeff Gordon, Mike Joy e Larry McReynolds da Fox Sports, que concederam o seu input durante os 90 minutos da prova.

“Esta colaboração rápida entre a Fox Sports, NASCAR e iRacing tiveram impacto nos fãs de corridas, gamers e espetadores de televisão por todo o país de uma forma positiva”, salientou Brad Zager, o produtor executivo da Fox Sports. “Aprendemos tanto, num período de tempo relativamente pequeno, e estamos entusiasmados por expandir a cobertura desta nova série de eventos NASCAR esports a uma audiência ainda mais vasta”.

O apresentador Jeff Gordon destacou o sucesso da corrida virtual na social media: “Conseguimos fazer a transmissão de uma corrida virtual que foi excitante e cheia de entretenimento. Trouxemos um pouco mais de normalidade ao fim-de-semana, e mal posso esperar pela chamada à ação no próximo domingo no Texas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.