O Sporting recebeu e venceu o Atlehtic Bilbau por 3-0 no Troféu Cinco Violinos na noite deste sábado, no encontro que serviu de apresentação dos campeões nacionais aos sócios para a temporada 2024/25.
A equipa de Rúben Amorim deixou boas indicações e marcou na primeira parte por Pedro Gonçalves, a passe de Gyokeres, antes de Marcus Edwards e Francisco Trincão marcarem no segundo tempo, ambos após assistências de Matheus Reis.
Depois do desfile dos jogadores, saudados pelos adeptos, e da simbólica passagem de testemunho de Seba Coates a Morten Hjulmand, com o uruguaio a oferecer a braçadeira ao médio dinamarquês, Rúben Amorim apostou num onze com algumas surpresas. Na baliza esteve um dos reforços, o guarda-redes Kovacevic, e no centro da defesa o trio foi formado por Eduardo Quaresma, pelo outro reforço, Debast, e por Gonçalo Inácio. Nas alas, outra novidade: Catamo de um lado e o jovem Quenda do outro.
Na frente, destaque para a presença de Viktor Gyokeres, titular depois de recuperado da lesão que o obrigou a ser operado ao joelho.
Os leões mostraram alguns momentos de bom futebol e marcaram a meio do primeiro tempo, com Gyokeres a aproveitar uma recuperação de bola para, com a defesa contrária descompensada, isolar Pedro Gonçalves que, com classe, fez o 1-0.
O Sporting continuou a pressionar no primeiro tempo e pouco depois, no mesmo lance, enviou por duas vezes a bola aos ferros. Pedro Gonçalves bateu um livre Gonçalo Inácio cabeceou à trave e na recarga Quenda atirou também à barra.
O segundo tempo trouxe apenas uma mexida do lado dos leões, com Fresneda a entrar para o lugar de Catamo, e até foi o Bilbau o primeiro a criar perigo. A turma basca cresceu e o Sporting baixou um pouco de intensidade, mas ainda assim, e já depois de várias outras mexidas, voltou a marcar, e por duas vezes, na sequência de duas bolas jogadas coletivas.
Daniel Bragança conduziu a bola pelo meio, desmarcou Matheus Reis na esquerda e este cruzou rasteiro para Marcus Edwards encostar para o segundo golo leonino.
Pouco depois, surgiu o terceiro golo do Sporting, com Trincão a finalizar mais uma bela jogada, desta vez depois de uma combinação entre Rodrigo Ribeiro e Matheus Reis, com o brasileiro a bisar nas assistências.
Comentários