República da Irlanda e Bélgica empataram este sábado a zero, em jogo de caráter particular realizado em Dublin. Com este empate os belgas, quartos colocados no ranking mundial da FIFA, estendem a sua sequência invicta para 12 jogos, e que teve o seu início no último Campeonato do Mundo.

Os visitantes, sem os lesionados Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku, tiveram maior posse de bola, mas a Irlanda acabou por criar as melhores oportunidades, principalmente através de Sammie Szmodics.

A equipa da casa, liderada pelo técnico interino John O'Shea, teve uma oportunidade de ouro para abrir marcador quando o árbitro Rohit Saggi assinalou grande penalidade por mão na bola de Arthur Vermeeren. O avançado Evan Ferguson, que está há quatro meses sem marcar, viu essa série continuar quando escorregou no momento de cobrar a grande penalidade, permitindo a defesa de Matz Sels.

Na segunda parte, o selecionador belga, Dominic Tedesco, resolveu mexer na equipa e os belgas conseguiram ameaçar as redes irlandesas; Lois Openda aos 50 minutos e Thomas Meunier aos 75 estiveram perto do golo, mas contaram com a oposição do guardião Caoimhin Kelleher, que manteve o marcador a zeros até final.

A Bélgica irá agora enfrentar a Inglaterra em Wembley na terça-feira, na preparação para o Euro 2024. Os 'diabos vermelhos' estão no mesmo grupo de Roménia, Eslováquia e o vencedor do 'playoff' entre Ucrânia e Islândia.