Invicto com 15 pontos em cinco jornadas, o 1º de Agosto aumentou para cinco a diferença pontual em relação ao segundo e terceiro colocado do Girabola2016, nomeadamente, Kabuscorp e Desportivo da Huíla (10 pontos cada), após vitória no domingo ante o Progresso da Lunda Sul, por 3-1, em jogo disputado no 11 de Novembro, em Luanda.

Tendo Gelson como líder na disputa do troféu de melhor marcador (5 golos), treze golos marcados e dois sofridos são os números do vice-campeão nacional, numa prova em que o Recreativo da Caála aparece, surpreendentemente, na última posição com zero pontos, três tentos rubricados e 10 sofridos.

A crise de resultados da formação do Huambo, que já trocou de treinador em duas ocasiões em cinco rondas, foi agudizada neste fim-de-semana pelo Benfica de Luanda (5º/9) com vitória de 1-0.

Com experiência acumulada na competição, a Caála tem sido superada até por concorrentes teoricamente menos cotados, designadamente o Porcelana do Cuando Cubango 7º colocado com 7 pontos e 4 de Abril (12º com 6).

O Progresso do Sambizanga, em franca recuperação após mau inicio do campeonato, venceu o 1º de Maio de Benguela (13º/4), por 2-1. Os “sambilas” ocupam o 8º lugar com 7 pontos, igual que o Porcelana do Cuanza Norte, que na deslocação à capital do país ganhou o Interclube por 1-0.

O 4 de Abril do Cuando Cubango somou a sua segunda vitória na competição. Desta vez a “vítima” foi a Académica do Lobito (3-0). Apesar do triunfo caseiro, mantém-se no 14º lugar com três pontos.

O Sagrada Esperança da Lunda Norte, único sobrevivente angolano nas competições de clubes sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), derrotou o ASA por 2-1. Os lundas ocupam o 11º posto com seis pontos, os mesmos que os aviadores em nono.

A ronda tem um jogo adiado entre o Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, devido ao envolvimento dos visitantes nas Afrotaças.