A articulação de estratégias para criação de um fundo provincial de desporto, com vista fazer face aos encargos inerentes aos eventos desportivos na região, consta das recomendações do III Conselho Provincial do Desporto, realizado na sexta-feira, em Malanje.
Consta ainda das recomendações, que juntou agentes desportivos, atletas, membros do governo e das administrações municipais, a criação de políticas que visam empoderar as associações desportivas, tendo em vista a auto-sustentabilidade das mesmas, deixando, com efeito, de depender da participação do estado.
Os delegados ao conselho sugeriram, por outro lado, a necessidade de se melhorar a relação institucional entre o Gabinete Provincial da Educação e o da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, de modo a dar maior impulso ao desporto escolar, assim como advogaram a inclusão do desporto escolar entre as políticas das administrações municipais
Outrossim, aconselharam a criação de uma comissão para traçar um programa específico para o desenvolvimento do futebol na província, ao mesmo tempo que solicitaram à Associação Provincial de Futebol (APF), a realizar campeonatos municipais e provincial.
A devolução ao governo provincial de infra-estruturas desportivas sob tutela de privados, como a piscina municipal, casa dos desportistas e de clubes, assim como a formação dos agentes desportivos sobre os principais instrumentos jurídicos que norteiam a actividade desportiva, figuram igualmente entre as recomendações.
Sob o lema “Desporto em diálogo, perspectivando o futuro”, o III Conselho Provincial dos Desportos teve por finalidade discutir o estado actual do desporto e traçar metas para o futuro.
Questões como o ponto de situação das infra-estruturas desportivas, proposta para o desporto escolar, bem como as informações sobre a lei do mecenato, legislação das associações desportivas, estiveram em abordagem no encontro.
Comentários