O novo coronavírus já infectou directamente todas as principais modalidades desportivas no mundo, registando-se, sexta-feira, o primeiro caso de um atleta angolano, desde que a doença foi identificada na cidade de Wuhan, em Dezembro de 2019.
Trata-se do futebolista Nelson da Luz, que acusou positivo no teste à covid-19 feito à chegada a Portugal, onde assinou um contrato, por três épocas, com o Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol.
A retoma dos treinos no país ao nível dos federados, visando o arranque das competições nacionais, obrigará a postura rigorosa no que tange às orientações da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid – 19, sob risco de aumento de casos.
Testes, ao menos por três vezes à semana, limitação do número de desportistas e técnicos nos trabalhos, ausência de público nos estádios e distanciamento nos transportes das agremiações figuram entre as medidas recomendadas.
Conforme comunicação do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, as modalidades federadas estão autorizadas a treinar, a partir de sábado, mediante as previstas medidas de segurança, após paralisação geral em Março último.
Se no seio de atletas angolanos regista-se o primeiro caso oficial de infecção, já no mundo os números multiplicam-se entre jogadores, treinadores e dirigentes, depois do arranque das competições locais e internacionais.
Neymar, Di María e Kylian Mbappé, atacantes do PSG, figuram entre os atletas de destaque cujo teste à covid – 19 acusou positivo.
No entanto, a lista é enorme numa contagem iniciada desde março último, dos quais vários estão já recuperados.
Ao nível do futebol, por exemplo, figuram ainda Blaise Matuidi e Paulo Dybala (Juventus de Itália); o atacante Daniel Maldini e Paolo Maldini – director (AC Milan).
Na Liga norte-americana de basquetebol (NBA) passam ou passaram pela mesma situação Kevin Durant, do Brooklyn Nets, bicampeão da liga e MVP'2014 (jogador mais valioso); Rudy Gobert e Donovan Mitchell (Utah Jazz) e Marcus Sma (Boston Celtics).
Comentários