O presidente da Associação Provincial de Futebol na Huíla, João Gonçalves, incitou esta terça-feira os clubes a melhorarem a organização interna e a gestão dos seus recursos, para evitarem irregularidades de desempenho nas competições nacionais.

Falando num encontro de preparação da conferência nacional da modalidade, a realizar-se em junho, em Luanda, o responsável referiu ter havido desorganização ao nível dos clubes na província, resultante de um trabalho não qualificado e mal preparado por parte dos seus dirigentes.

"A prova é que as formações que participaram no campeonato nacional de futebol tiveram prestação negativa, pois o Benfica do Lubango desceu de divisão e o Desportivo da Huíla esteve na iminência também de cair", sublinhou.

Gonçalves disse ser necessário que os gestores desportivos sejam criativos e tenham capacidade de angariar patrocínios, mobilizando e comprometendo empresários e sócios com os objetivos dos clubes, assim como a rentabilização das suas infra-estrututras.

O dirigente apelou para a quotização dos sócios, no sentido de proporcionar recursos para melhor participação das equipas nas competições onde estejam inseridas, reduzindo assim a excessiva dependência dos clubes dos apoios institucionais. João Gonçalves considerou ainda necessário que os clubes apostem na formação dos atletas.

O encontro abordou a situação do futebol ao nível do país, os mecanismos para se contrapor o fraco rendimento da modalidade e a contribuição que os clubes e agentes desportivos podem dar para o engrandecimento do desporto.

Participaram na reunião, entre outros, dirigentes desportivos, futebolistas e membros do governo angolano.