A Federação Angolana de Futebol (FAF) esclareceu hoje que Manucho Goncalves foi excluído da convocatória para a próxima jornada dupla de apuramento dos "Palancas Negras" para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015 por estar incontactável.
Numa informação enviada à Lusa, a FAF esclarece que "vários telefonemas foram feitos" ao jogador, que se encontra ao serviço dos espanhóis do Rayo Vallecano, "mas sem sucesso". Na segunda-feira, o internacional angolano foi dispensado oficialmente da convocatória dos "Palancas Negras", mas sem que a federação adiantasse na ocasião qualquer explicação oficial.
Agora, e apesar de reconhecer ser "contraproducente estar a dar-se enfase" à ausência de um jogador, a FAF refere que as tentativas de contacto, informando Manucho Goncalves da sua convocatória para a jornada dupla contra o Lesoto, foram realizadas telefonicamente por elementos daquela entidade e até pelo selecionador, Romeu Filemon.
Acrescenta a mesma informação que o próprio clube espanhol foi contactado "através dos canais habituais" e o jogador, que é vice-capitão da seleção, também por correio eletrónico, sempre sem resposta.
"A FAF aproveita a oportunidade para informar que o caso irá ser tratado em fórum próprio, visto tratar-se de um comportamento reincidente do mesmo atleta", acrescenta a nota.
Com duas partidas realizadas e outras tantas derrotas - fora com o Gabão e em casa com o Burkina Faso -, os "Palancas Negras" veem as contas do apuramento para a competição continental africana, a disputar em Marrocos, complicadas.
Nas terceira e quarta jornadas, Angola defronta o Lesoto, a 10 (fora) e a 15 de outubro (Luanda), sendo este o adversário considerado mais acessível do grupo C de apuramento para a CAN2015.
Angola tenta "carimbar", pela oitava vez, a presença numa fase final deste torneio continental africano.
Para esta 30.ª edição da CAN qualificam-se diretamente os dois primeiros classificados dos sete grupos, além da equipa anfitriã, a seleção de Marrocos. O terceiro melhor classificado dos grupos de apuramento tem acesso à 16.ª vaga da competição.
Comentários