A Seleção angolana de futebol defronta a congénere do Congo Democrático, em Março de 2016, em Kinshasa, jogo referente à terceira jornada do grupo B de apuramento ao CAN 2017, a ter lugar em Librevile, no Gabão.

O 54º selecionador das Palancas, Romeu Filemon, espera melhorias por parte da Confederação Africana de Futebol (CAF), no sentido de rever as condições dos relvados que alguns campos apresentam para a prática de futebol.

O “pastor” dos Palancas Negras deixou um alerta ao órgão que rege o futebol em África: “É impossível! Em pleno século 21 não se pode jogar futebol com as condições que vimos em Antananarivo, onde jogámos com três adversários, entre os quais, Madagascar, o público e o campo sem condições, onde tivemos muitas dificuldades para nos adaptarmos”.

Contudo, o selecionador espera que os próximos desafios sejam disputados em terrenos apropriados para a prática do desporto-rei, de modo a não dificultar a produtividade dos jogadores, tal como condicionar o resultado. Filemon avançou também que a equipa técnica continuará a pesquisar jogadores, dentro e fora do país, tendo em vista os próximos encontros africanos de acesso ao CHAN 2016 no Ruanda e CAN 17 no Gabão.

Por sua vez, o médio e capitão dos Palancas Negras, Gilberto Amaral, que recuperou do traumatismo craniano, disse que o combinado angolano está no bom caminho, pois, espera travar o Congo Democrático, em Kinshasa.

O jogador do Benfica de Luanda, Gilberto, disse estar a trabalhar para os objetivos da sua equipa e da Seleção angolana, que luta a todo o custo para não voltar a falhar a presença no CAN.

Com quatro pontos, os Palancas lideram o Grupo B, fruto de uma vitória e um empate, seguido pelo Congo Democrático, com três pontos, mesma pontuação da Republica Centro-Africana (RCA), ao passo que o Madagáscar ocupa o quarto e último lugar, com apenas um ponto.

Recorda-se que na primeira jornada da corrida ao Campeonato Africano das Nações (CAN 2017), os Palancas golearam a RCA por, 4-0, no Estádio da Tundavala, na província da Huíla.

O combinado angolano não participou no CAN 2014, em Malabo, no Guiné-Equatorial, prova vencida pelos Elefantes, Costa do Marfim, seleção de Didier Drogba, Yaya Touré e Gervinho.