Um adolescente foi condenado esta quinta-feira a dois anos de prisão, com pena suspensa, após ter morto um jogador de futebol num torneio internacional juvenil em Frankfurt no ano passado. O tribunal regional de Frankfurt considerou o jovem marroquino de 17 anos culpado de ferimentos corporais intencionais e ferimentos corporais fatais.

Os juízes consideraram que o adolescente do Metz, cujo nome não foi revelado por razões legais, feriu gravemente um jovem de 15 anos de Berlim, conhecido apenas por Paul, em maio de 2023, tendo este falecido devido a lesões cerebrais.

O adolescente condenado passou nove meses em em prisão preventiva na Alemanha, mas agora está livre para cumprir sua sentença fora do país.

"Ele está livre e pode ir para o país que quiser. Mas deve informar o tribunal de Frankfurt todos os meses sobre as suas atividades. O jovem admitiu os factos e disse que lamentava o sucedido", disse o porta-voz do tribunal, Daniel Trosch,.

O acusado tinha 16 anos na altura do incidente. Devido à sua idade, o julgamento foi conduzido à porta fechada. O procurador público afirmou que o confronto começou após o apito final, na qual o jovem condenado desferiu um soco num jogador de uma equipa de sub-15 de Berlim.

Apesar de ser afastado por um companheiro de equipa, o jogador condenado voltou à confusão e acertou o falecido jogar por trás no seu peito ou pescoço.

A polícia disse na altura que o jogador ferido sofreu "ferimentos graves, e corria risco de vida", tendo sido declarado morto pouco depois. O jovem foi mantido vivo de forma artificial a pedido de sua família para que esta pudesse doar os seus órgãos.

A sentença aplicada acabou por ser menor do que os 27 meses de prisão solicitados pelo pelo ministério público alemão.