A uma jornada do fim dos campeonatos profissionais de futebol ainda está tudo por decidir no que toca ao campeão, quer na I Liga quer na II Liga. Benfica e FC Porto ainda podem alcançar o primeiro lugar, enquanto Tondela e Chaves tentam fugir à despromoção.

No segundo escalão também está tudo por definir. Paços de Ferreira e Famalicão já têm garantido o regresso ao convívio com os 'grandes', mas ainda não se sabe que levanta o troféu. Do lado das descidas, há cinco equipas que ainda podem descer de divisão.

Comecemos pela luta entre Benfica e FC Porto. Os encarnados avançam para a ronda decisiva com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto e vantagem no confronto direto. Quer isto dizer que a equipa de Bruno Lage está a apenas um ponto do título.

Um empate na receção ao Santa Clara garante o 37.º título de campeão nacional às águias, mas pode nem ser preciso, se o FC Porto não vencer o Sporting à mesma hora. Já os portistas têm de ganhar o clássico no Dragão e esperar que o Benfica seja derrotado para festejarem o bicampeonato.

Tondela e Chaves lutam para se manter no escalão principal, lugares europeus decididos

Ao contrário do ano passado, em que as contas eram bastante complexas, as equipas que irão ser despromovidas estão praticamente definidas. Por conta da reintegração do Gil Vicente na I Liga a partir do próximo ano, no final desta temporada descem três equipas.

Feirense e Nacional da Madeira já viram confirmada a descida de divisão, mas ainda falta ser definida uma equipa. O encontro Tondela-Desportivo de Chaves vai definir entre si o último clube que vai descer à II Liga.

Estas duas equipas partem para esse encontro em igualdade pontual - ambos têm 33 pontos -, pelo que quem vencer garante a permanência. A equipa de José Mota precisa apenas de um ponto para se manter na I Liga visto que venceu na primeira volta, em casa, por 2-1. Em sentido contrário, o Tondela terá forçosamente de vencer para fugir à II Liga.

Olhemos também para a definição dos lugares europeus. Benfica e FC Porto vão para a Liga dos Campeões - o campeão para a fase de grupos e o segundo classificado para a terceira pré-eliminatória - Sporting vai à fase de grupos da Liga Europa e o Sporting de Braga na terceira pré-eliminatória. Resta então apenas um lugar que vai ser disputado entre Moreirense e Vitória de Guimarães.

Informações oficiosas indicam que o Moreirense não terá feito o licenciamento para as provas da UEFA, e nesse cenário, o Vitória de Guimarães já terá presença assegurada na Liga Europa, mesmo que termine na sexta posição.

Ainda assim, a equipa de Luís Castro ainda pode alcançar o quinto lugar no campeonato, até porque visita Moreira de Cónegos na última jornada. Para isso, os vimaranenses têm de vencer o dérbi minhoto, o que significa que o empate à equipa orientada por Ivo Vieira para segurar o atual posto.

Paços de Ferreira e Famalicão lutam para definir o campeão na II Liga, cinco equipas lutam para não descer

Paços de Ferreira e Famalicão já garantiram a promoção à I Liga na próxima época, mas ainda não se sabe que é o campeão no segundo escalão no futebol português, decisão que vai ser fechada na próxima jornada.

Neste momento, a equipa de Vítor Oliveira segue no primeiro posto com mais dois pontos do que os famalicenses. Os pacenses, na última ronda, recebem o Cova da Piedade. Já a equipa de Carlos Pinto vai à Amoreira defrontar o Estoril-Praia. Para subirem ao primeiro posto, os famalicenses têm de vencer e esperar que o Paços não ganhe.

Quanto à luta pela manutenção também está ao rubro, faltando preencher uma das três vagas dos condenados. Sporting de Braga B e Vitória de Guimarães B vão jogar o Campeonato de Portugal na próxima época, restando saber quem os acompanha. Neste momento, há cinco equipas que ainda podem descer de divisão, sendo que a diferença entre o primeiro clube abaixo da linha de água e o 12.º classificado é de dois pontos apenas.

Nesta altura, com 38 pontos, o Varzim está em zona de despromoção, sendo que Farense, Oliveirense, Arouca e Mafra ainda não estão a salvo. Os algarvios recebem o Académico de Viseu, enquanto que o Mafra vai à Covilhã e o Arouca mede forças contra a Oliveirense. Já os poveiros, treinados por César Peixoto, recebem a Académica de Coimbra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.