A Liga Europa é a segunda prova de clubes da UEFA depois da milionária Liga dos Campeões mas, esta quarta-feira, os portugueses estarão com os olhos em Dublin, mais propriamente no confronto entre FC Porto e Sporting de Braga, para saber qual das equipas levará a melhor depois de dois trajectos europeus notáveis.

Os minhotos chegam à final desta Liga Europa depois de terem navegado por marés mais atrevidas, ou seja a Liga dos Campeões. Para chegar até Dublin, a formação orientada por Domingos Paciência teve de enfrentar os colossos Celtic de Glasgow, Sevilha, Arsenal, Shakhtar Donetsk, e já na Liga Europa o Liverpool, Dínamo de Kiev e o compatriota Benfica.

Do outro lado está um Dragão sedento de títulos e recordes. Depois de ter conquistado a Supertaça, ter vencido o campeonato doméstico sem derrotas e reservado um lugar na final da Taça de Portugal ao eliminar o Benfica, o FC Porto chega à capital irlandesa como a equipa mais goleadora da prova, tendo perdido apenas duas vezes (Sevilha nos 16 avos e Villarreal nas meias).

Domingos Paciência, treinador do Sporting de Braga, já reconheceu a excelente qualidade da equipa azul e branca mas, por vezes, e tal como no cinema, os espectadores preferem ver os «pequeninos a vencerem os grandes».

A história do cinema oferece-nos o antagonismo entre o bem e o mal, o pequeno e o grande, onde a grandeza de uns poderá ser aproveitada por outros, os mais fracos. 

«Acontece no futebol e na vida. Por vezes, as pessoas com menos argumentos conseguem ter êxito e sucesso e por isso revêem-se no Sporting de Braga», comentou Domingos, na passada terça-feira, no auditório da Arena de Dublin.

A rivalidade entre Harry Potter e Voldemort, Luke Skywalker e Darth Vader, David e Golias, ou mesmo os 300 espartanos, representando a união e a garra, que enfrentaram um batalhão de dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa. Este último poderá ainda ser comparado ao número de adeptos que se irão deslocar esta noite à Arena de Dublin: 12 a 15 mil adeptos portistas contra 3 mil de Braga.

Confira AQUI o vídeo.