Portugal têm três clubes entre os dez principais emblemas que mais jogadores foram nas cinco principais ligas da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França), de acordo com o CIES - Observatório Internacional de Futebol.

O Benfica aparece no segundo posto, com 21 jogadores 'Made in Seixal' espalhados por Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França. Melhor só mesmo o Ajax da Holanda, com 22 jogadores. O Salzburgo da Áustria fecha o pódio com 20 atletas.

Entre os 10 principais formadores de talentos do mundo, destaque para o Sporting que está em quarto lugar, em igualdade com o Real Madrid B (Castilla), ambos com 17. O FC Porto é 7.º, com 15 jogadores formados no Olival espalhados pelas principais ligas europeias, ao lado de Basileia e PSV.

Ao todo, Benfica, FC Porto e Sporting colocaram 53 jogadores nos 'big-five' mas há outros jogadores formados no nosso país na lista já que o CIES escreve que as principais ligas de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França contam com 74 jogadores formados em Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.