Por esta altura, fim-de-semana é quase como um sinónimo de futebol. Sempre que a sexta-feira se aproxima começam os primeiros jogos dos principais campeonatos. Este fim-de-semana não foi exceção e, mais uma vez, os jogadores e treinadores lusos voltaram a estar em destaque.
O principal foco vai para Bernardo Silva, José Fonte e João Moutinho que marcaram pelo Manchester City, pelo Lille e pelo Wolverhampton, respetivamente. Também Cristiano Ronaldo fez o gosto ao pé pela Vecchia Signora.
Liga Espanhola
O FC Barcelona, reduzido a 10 desde os 35 minutos - o francês Lenglet foi expulso pelo VAR por alegada agressão -, perdeu os primeiros pontos na Liga espanhola de futebol, ao empatar 2-2 na receção ao vizinho Girona, sendo alcançado pelo Real Madrid na liderança, à quinta jornada. O defesa português Nélson Semedo foi titular na equipa de Ernesto Valverde.
Os merengues receberam o Espanyol e venceram por 1-0, com um golo de Marco Asensio aos 41 minutos. Já o Sevilha goleou fora o Levante por 6-2, com um 'hat-trick' do francês Bem Yedder e golos portugueses de Daniel Carriço, em estreia na prova, e André Silva, que marcou pela quarta vez.
O Villarreal e o Valência empataram a zeros. Gonçalo Guedes entrou aos 56 minutos. O Betis e o Athletic também empataram, por 2-2. A equipa de Bilbao esteve a vencer por 2-0, mas não aguentou uma segunda parte com 10, após a expulsão de Susaeta.
O Huesca perdeu na receção ao Real Sociedad, por 1-0. Os portugueses Rúben Semedo e Luisinho foram titulares na equipa da casa, já Kévin Rodrigues entrou aos 91 minutos na equipa de Asier Garitano. Já o Eibar, com o defesa Paulo Oliveira a titular, venceu o Leganés, por 1-0.
O Atlético de Madrid venceu na visita ao Getafe, por 2-0. A equipa da casa contou com o português Antunes a titular.
Liga Inglesa
O Arsenal, adversário do Sporting na Liga Europa, venceu o Everton (2-0), treinado pelo português Marco Silva, em partida da sexta jornada da Liga inglesa de futebol, naquela que foi a quarta vitória consecutiva na prova. O técnico português vive uma séria negativa de resultados, estando há quatro jogos sem conhecer o sabor da vitória, registando apenas seis pontos em seis encontros. O português André Gomes, emprestado pelo 'Barça', ficou de fora, por lesão.
Também na capital de Inglaterra, no Estádio Olímpico de Londres, houve encontro entre Chelsea e West Ham, com os 'blues' a cederem os primeiros pontos na competição, frente aos 'hammers', não indo além de um empate sem golos.
O Leicester recebeu e venceu o Huddersfield, por 3-1. Os portugueses Ricardo Pereira e Adrien Silva foram convocados por Claude Puel mas não entraram na partida.
O Manchester United de José Mourinho recebeu o Wolverhampton de Nuno Espírito Santos num encontro que acabou empatado a uma bola. O brasileiro Fred marcou para a equipa da casa e João Mourinho para os 'wolves'. Rui Patrício, Rúben Neves, Hélder Costa e Diogo Jota foram também titulares no Wolverhampton. Rúben Vinagre foi suplente não utilizado.
O Liverpool bateu o Southampton por 3-0 e isolou-se na liderança, sendo agora a única equipa da 'Premier' 100% vitoriosa. Cédric Soares foi titular no setor defensivo de Mark Hughes.
O destaque luso da Premier League foi mais uma vez Bernardo Silva, que marcou aos 35 minutos da partida entre Manchester City e Cardiff. A equipa de Pep Guardiola golearam por 5-0. Aguero (32'), Gundogan (44') e Riyad Mahrez (67' e 89') marcaram os restantes golos dos 'citizens'.
A segunda goleada da jornada foi do Burnley sobre o Bournemouth, por 4-0. Já o Tottenham venceu o Brighton por 2-1.
Liga Francesa
O Paris Saint-German venceu em casa do Rennes, por 3-1, em encontro da sexta jornada da I liga francesa de futebol, um resultado que mantém os campeões gauleses só com vitórias na liderança do campeonato. Já o Mónaco de Leonardo Jardim empatou em casa, por 1-1, frente ao Nimes.
O Lille recebeu o Nantes e venceu por 2-1, com um golo de José Fonte aos 10 minutos e uma assistência para Ikono Nanitamo, ao minuto 68. Xeka e Rui Fonte foram também titulares na partida frente à equipa de Miguel Cardoso.
O Montpellier derrotou o Nice, por 1-0, com Pedro Mendes a titular. Já o Guingamp perdeu em casa com o Bordeaux, por 3-1, com Pedro Rebocho a entrar de início na equipa da casa. Com Anthony Lopes na baliza, o Lyon saiu também vencedor da partida frente ao Marselha, por 4-2.
As restantes ligas
Em Itália, Ronaldo marcou novamente pela Juventus que venceu por 2-0 na visita ao Frosinone, em jogo da quinta jornada da Liga italiana de futebol, que a formação de Turim lidera isolada. Aos 81, e na sequência de uma série de ressaltos, a bola sobrou para Ronaldo na área, com o português a não falhar e marcar o terceiro golo pela Juventus, antes de Bernardeschi aproveitar um contra-ataque para fixar o resultado.
O Nápoles, que teve o internacional português Mário Rui no banco, segue em segundo lugar com 12 pontos, depois de vencer na visita ao Torino (3-1).
Na Bundesliga, o Eintracht Frankfurt empatou a um golo com o Leipzig, em jogo da quarta jornada da I Liga alemã de futebol, enquanto o Bayer Leverkusen alcançou a sua primeira vitória, ao bater o Mainz por 1-0. O internacional português Bruma, que foi titular no jogo de quinta-feira da Liga Europa, frente ao Salzburgo, desta vez nem sequer chegou a sair do banco.
O Werder Bremen venceu o Augsburg por 3-2, já o Borussia Dortmund empatou na casa do Hoffenheim por uma bola. O Schalke 04 recebeu o Bayern de Munique e foi derrotado por 2-0, com golos de James Rodríguez e Lewandowski. Renato Sanches entrou na partida aos 87 minutos para substituir James.
Na liga ucraniana, o Shakthar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, recebeu e venceu o Odessa por 3-0, numa partida referente à nona jornada. A equipa está agora isolada na frente do campeonato, com 24 pontos, mais sete que o segundo classificado, o Dínamo de Kiev.
Na China, o Shanghai SIPG, orientado pelo português Vítor Pereira, consolidou a liderança da liga ao vencer o Changchun Yatai (3-1), enquanto o Tianjin Quanjian de Paulo Sousa voltou a sair derrotado, desta vez frente ao Hebei, por 2-0.
Comentários