O Boavista nega que tenha havido qualquer ato de racismo, no jogo dos sub-15 frente ao Vitória Sport Clube. Os minhotos acusaram os axadrezados de agressão e racismo contra o avançado Herculano Nabiam, de origem guineense e autor de dois golos frente ao Boavista.

"Alegadamente, o Vitória S.C. Fez passar para a Comunicação Social uma notícia falsa e alarmista. A Boavista, SAD quer deixar claro o seguinte: nada de violento se passou durante o jogo Boavista-Guimarães, do C.N. Sub 15. O jogo decorreu com toda a normalidade, com total correção dos nossos adeptos, a despeito de o Boavista ter perdido, ter tido dois jogadores expulsos e de ter sofrido algumas provocações do treinador do Guimarães, também ele expulso durante o jogo", lembra os axadrezados em comunicado. O clube vai aguardar pela posição da PSP.

"Nenhum cântico racista foi entoado pelos nossos adeptos. Já no exterior do Parque Desportivo de Ramalde terá havido um problema entre adeptos e, uma vez mais, criado por uma provocação de adeptos do Guimarães. Não podendo deixar de lamentar uma vez mais o teor falso e alarmista da posição do Guimarães, a Boavista, SAD aguarda serenamente os relatórios do árbitro e da PSP", pode-se ainda ler no comunicado.

O Vitória de Guimarães revelou, no domingo, que vai apresentar queixa à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), alegando que a equipa sub-15 e familiares dos jogadores foram vítimas de racismo e de agressões no jogo com o Boavista.

O clube minhoto alegou, em nota publicada no seu sítio oficial, que Herculano, avançado guineense de 14 anos e autor de dois dos golos com que os vitorianos bateram os 'axadrezados' (4-1), foi alvo de "insultos racistas" durante a partida relativa à quinta jornada da segunda fase do campeonato nacional sub-15, disputada no Porto.

Os vimaranenses afirmaram também que os familiares dos jogadores presentes no Parque Desportivo de Ramalde foram vítimas de "agressões e tentativas de agressão". O Vitória de Guimarães confirmou que, face ao que ocorreu no jogo de sub-15, vai "emitir uma exposição à FPF para avaliação do sucedido".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.