João Cancelo, lateral português do Manchester City, é o jogador com melhor desempenho global na Premier League inglesa esta temporada. É pelo menos essa a conclusão é do Observatório do Futebol do International Centre for Sports Studies (CIES), que com base em dados da InStat, que avaliou parâmetros como os gestos técnicos efetuados por cada jogador em função do nível da competição na qual atuam.

No ranking geral, considerando todos os jogadores com mais de 1.000 minutos jogados nas Ligas dos principais países europeus, o internacional português, que de acordo com os dados do estudo alcança um índice de desempenho de 368, é apenas superado por Lionel Messi (405), Neymar (381) e Robert Lewandowski (371). O 'top ten' é dominado pelo Manchester City, que para além de Cancelo aí coloca ainda mais quatro jogadores: Rodri, Kevin de Bruyne, Riyad Mahrez e Ilkay Gundogan.

Há outros jogadores portugueses em destaque noutras Ligas. Por exemplo, na Serie A italiana Cristiano Ronaldo é o terceiro futebolista com melhor índice de desempenho (333), atrás de Insigne, do Nápoles, e de Hakimi, do recém-coroado campeão Inter. E na Grécia a tabela é liderada por Bruma, do Olympiacos, com um índice de 296, surgindo o colega e compatriota Rúben Semedo no quarto posto.

Quanto à I Liga portuguesa, os dados da InStat colocam Jan Vertonghen, defesa do Benfica, como o jogador com melhor índice de desempenho na prova (301), à frente de Jesús Corona (295) e Wilson Manafá (293), ambos do FC Porto. O jogador Sporting mais bem posicionado nesta tabela é Sebastián Coates, no sétimo posto.

Ainda em relação ao Sporting, nota para Valentin Rosier, emprestado pelos leões ao Besiktas, que é o segundo jogador com melhor índice de desempenho na presente edição da Liga turca.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.