A seleção nacional qualificou-se esta terça-feira para o Euro 2012 ao golear a Bósnia-Herzegovina, no Estádio da Luz, por 6-2, no jogo da segunda mão do play-off de qualificação. A equipa portuguesa confirmou a sua superioridade sobre a seleção dos Balcãs e num terreno favorável o adversário foi dizimado

Entrada a matar de Portugal no Estádio da Luz. Paulo Bento apostou nos mesmos jogadores que haviam defrontado a Bósnia na “horta” de Zenica, e logo aos 5’ minutos de jogo Raul Meireles deu o primeiro sinal de perigo. O médio português do Chelsea surgiu isolado frente a Begovic, após defesa incompleta a remate de Nani, mas a pontaria de Meireles saiu ao lado.

O Estádio da Luz tinha assim a primeira convulsão nas bancadas e não esperou muito para celebrar o primeiro golo do jogo. Aos 8’ minutos, Cristiano Ronaldo, chamado a converter um livre direto frontal, não deu qualquer hipótese ao guardião bósnio e fez o 1-0 para delírio nas bancadas.

Com um terreno favorável ao tipo de jogo de Portugal, a equipa bósnia limitava-se a acertar marcações e a travar os jogadores portugueses através de faltas. A equipa de Paulo Bento cedo controlou o adversário, mostrando determinação em ampliar o resultado.

A vantagem mínima não satisfazia as bancadas e Nani, aos 24’ minutos, encarregou-se sozinho de construir o segundo para Portugal. O extremo do Manchester United recebeu a bola na zona frontal da grande área bósnia e num remate de antologia fez o 2-0.

O golo de Nani tranquilizou as bancadas e os olés começaram a ser entoados naturalmente como mantras no Estádio da Luz. A vantagem de dois golos dava aparentemente alguma margem à equipa portuguesa mas os bósnios não foram na cantiga. Aos 32’ minutos, Dzeko cabeceia à barra da baliza portuguesa com muito perigo, valeu à equipa portuguesa o fora-de-jogo assinalado ao avançado bósnio.

Em cima do intervalo, o assistente, Jan-Hendrik Salver, assinala grande penalidade contra Portugal, a punir um corte com a mão de Fábio Coentrão dentro da área. Chamado à conversão, Misimović reduz para 2-1, enviando Rui Patrício para um lado e a bola para o outro.

No segundo tempo, as equipas de Portugal e Bósnia entraram sem alterações. Aos 53’ minutos, João Moutinho com um grande passe isola Cristiano Ronaldo, que ladeia Asmir Begović e atira para o 3-1. Portugal voltava a estar com uma vantagem confortável e mais ainda quando o árbitro expulsou Lulić com o segundo cartão amarelo.

Quando tudo parecia a correr bem à seleção de Portugal, a Bósnia resolve voltar a jogo e reduz para 3-2. Darko Maletić recebe a bola na área da seleção portuguesa, aos 65’ minutos, e assiste Spahić, que à boca da baliza encosta para o fundo das redes à guarda de Rui Patrício.

Aos 72’ minutos, numa jogada criada pelos madeirenses Cristiano Ronaldo e Ruben Micael, Hélder Postiga voltou a marcar na Luz e fez o 4-2.

Para selar a festa em beleza, Miguel Veloso e Postiga selaram a vitória com mais dois golos. Com este apuramento, a seleção nacional garantiu a quinta presença consecutiva em fases finais de campeonatos da Europa.