Adeptos da Polónia e da Rússia envolveram-se hoje em confrontos à entrada para o Estádio Nacional de Varsóvia, onde aquelas seleções jogam para a segunda jornada da fase de grupos do Euro2012 em futebol.

Os incidentes provocaram cerca de 50 detidos e vários feridos, naquele que já era antecipado como o jogo mais problemático do Euro, atendendo à história entre os dois países.

Tudo começou quando a polícia não conseguiu evitar o contacto dos locais com a marcha lenta de milhares de russos, que atravessavam a ponte sobre o rio Vístula, comemorando também o aniversário do nascimento da Federação Russa e o fim da União Soviética.

As autoridades de Varsóvia tinha autorizado a marcha russa, apesar de muitos protestos de quem considerava que a celebração dos adeptos russos era uma provocação nacionalista e política.

A história da Polónia está marcada por vários conflitos com a Rússia e União Soviética, incluindo invasões, a imposição de um regime comunista e repressão.

Recentemente, o clima entre os dois países ficou mais pesado com a queda em solo russo do avião presidencial da Polónia, que se saldou pela morte de todos os ocupantes.