A UEFA organizou mais de 500 jogos de futebol entre agosto e outubro, o que corresponde a cerca de 97% dos encontros que estavam agendados nesse período, durante a pandemia da covid-19, revelou hoje o organismo.
De acordo com o relatório “Protocolo de Regresso ao Jogo” da UEFA, entre 05 de agosto de 15 de outubro deste ano, o organismo organizou com sucesso 526 partidas, entre Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga dos Campeões feminina, Liga dos Campeões juvenis, Liga das Nações, ‘play-offs’ do Euro 2020, Sub-21 e eliminatórias femininas do Europeu.
“Este protocolo tornou o futebol profissional um dos ambientes mais seguros do mundo. 61.859 testes Covid-19 foram administrados com apenas 340 casos positivos. Três jogos foram remarcados, três tiveram de ser disputados em campo neutro devido ao novo coronavírus e apenas três foram cancelados”, lê-se no documento da UEFA.
Em reação a este relatório, o presidente da UEFA considerou que foi uma “conquista incrível” ter um número tão elevado de jogos nesse período e mostrou-se satisfeito pelo número de casos positivos ter ficado “abaixo do 1%”.
“O Protocolo de Regresso ao Jogo é robusto e garante a segurança a todos os envolvidos, mesmo em tempos difíceis, com a pandemia a progredir no continente europeu. Isto deixa-nos confiantes que podemos continuar a organizar as provas sem paragens ou adiamentos. Demonstra também que os jogos podem ser disputados em segurança”, disse Aleksander Ceferin.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Comentários