É o mês do Natal e parece que traz prendas no sapatinho para os amantes do desporto rei: o mês de dezembro está carregado de futebol do princípio ao fim, com algumas equipas portuguesas a disputarem cinco(!) competições diferentes nos derradeiros dias de 2020.

O primeiro dia do mês contou logo com Liga dos Campeões, numa quinta jornada que se prolonga até ao dia de hoje. Amanhã é dia de quinta jornada, mas na Liga Europa, que pode confirmar desde já a presença de Benfica e SC Braga na próxima fase da competição.

Segue-se a nona jornada da I Liga: o Sporting e o FC Porto jogam no sábado, dia 5, com Famalicão e Tondela respetivamente, enquanto que Benfica e SC Braga jogam no dia seguinte contra B SAD e Paços de Ferreira.

A I Liga entra numa curta pausa de uma semana, para dar lugar às restantes competições domésticas, mas antes disso ainda há tempo para as derradeiras jornadas das fases de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa, marcadas para 8, 9 e 10 de dezembro.

Depois desta jornada as competições europeias param até fevereiro e será só futebol nacional até ao final do ano. A quarta eliminatória da Taça de Portugal começasse a disputar a partir do dia 11 de dezembro prolongando-se até ao dia 14.

O Sporting recebe o Paços de Ferreira no dia 11, enquanto que Benfica e FC Porto recebem os seus adversários no dia 13. O SC Braga visita o reduto do Olímpico do Montijo na segunda, dia 14.

Estes quatro emblemas não terão muito tempo para descansar, porque depois da Taça de Portugal segue-se mais uma taça para disputar. Os quartos de final da Taça da Liga, que ficaram fechados ontem com o apuramento do Paços de Ferreira.

Assim entre 15 e 17 de dezembro - os jogos ainda não foram agendados - Sporting, SC Braga, Benfica e FC Porto defrontarão, respetivamente, Mafra, Estoril, Vitoria de Guimarães e Paços de Ferreira. Daqui sairão os quatro finalistas para a final four de Leiria em janeiro.

Tratadas que ficam as taças, a I Liga regressa. As últimas duas jornadas de 2020 ainda não têm os jogos calendarizados, mas a 10.ª jornada deverá disputar-se no fim de semana de 19 e 20 de dezembro, enquanto que a 11.ª ronda jogar-se-á no fim de semana seguinte, o último do ano, de 26 e 27 de dezembro.

Mas calma, se acha que já tem menu para encher a barriga de futebol ainda terá de arranjar espacinho para mais um. É que entre as duas derradeiras jornadas da I Liga do ano, FC Porto e Benfica têm encontro marcado em Aveiro, a 23 de dezembro, para decidir quem leva a Supertaça Cândido de Oliveira para casa, depois da partida, normalmente realizada em agosto, ter sido adiada devido à pandemia.

O mês de dezembro não vai dar descanso em termos de futebol nacional e nem falámos nas restantes ligas europeias...

Calendário de Dezembro

1/2 Dezembro: 5.ª jornada Champions
3 dezembro: 5.ª jornada Liga Europa
5/6/7 dezembro: 9.ª jornada I Liga
8/9 dezembro: 6.ª jornada Champions
10 dezembro: 6.ª jornada Liga Europa
11 a 14 dezembro: 4.ª eliminatória Taça de Portugal
15 a 17 dezembro: Quartos de final Taça da Liga
Fim de semana 19/20 dezembro: 10.ª jornada I Liga
23 dezembro: Supertaça - FC Porto vs Benfica
Fim de semana 26/27 dezembro: 11.ª jornada I Liga

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.