Continua o impasse no futebol na Europa, devido a pandemia de COVID-19. Quase todos os clubes de futebol já retomaram os treinos mas falta definir as datas e as formas de regresso dos jogos na maior parte das ligas. Bélgica, França, Holanda e Escócia já cancelaram as respetivas ligas. Portugal, Áustria, República Checa, Dinamarca, Polónia, Rússia, Israel, Sérvia, Lituânia e Turquia já definiram as datas para o regresso do futebol, Alemanha já retomou as suas provas.
Há 14 países que ainda estão a estudar as datas e os protocolos para o regresso do futebol, entre eles a Espanha, a Itália e a Inglaterra.
Assim está o calendário nas principais ligas de futebol da Europa
PORTUGAL: as equipas já começaram os treinos coletivos, depois de terem começado pelos individuais há duas semanas. A I Liga deverá recomeçar no dia 04 de junho, a Segunda Liga foi cancelada.
Alemanha: As duas divisões de futebol profissional, Bundesliga e Bundesliga 2, recomeçaram no último fim-de-semana, com jogos à porta fechada e um rigoroso protocolo de higiene e segurança.
Áustria: Governo autorizou o treino em pequenos grupos, sem contactos entre so atletas, a partir de 20 de maio. Para as equipas profissionais da 1.ª e 2.ª divisões, o treino de grupo foi autorizado a partir de 15 de maio. O futebol deverá regressar no dia 29 de maio, com a realização da meia-final da Taça. O campeonato será reiniciado no dia 02 de junho para se jogar as restantes 10 jornadas dos play-offs de apuramento do campeão e play-offs de permanência.
Bélgica: O Governo decidiu que não haverá futebol até 31 de julho, pelo que a atual época foi dada como finalizada. Essa decisão já tinha sido tomada pelos clubes no dia 15 de maio. Vai ser utilizado a classificação atual para determinar o campeão, que será o Club Brugge, e as equipas que descem e sobem de divisão, assim como as que vão às provas da UEFA.
Espanha: os clubes já estão a treinar em pequenos grupos desde o dia 08 de maio. A Liga continua a trabalhar em vários cenários para marcar o regresso das competições profissionais. O protocolo de regresso ainda está a ser aprimorado.
Escócia: A Federação Escocesa de futebol deu por terminada a Liga, depois de o Governo ter avisado as autoridades desportivas que as restrições atuais no país irão durar até o dia 10 de junho, ou até mais tarde. O Celtic foi declarado campeão.
França: A Ligue 1 e Ligue 2 foram dadas por finalizadas pelo Governo, que proibiu eventos desportivos até setembro. O PSG foi declarado campeão da Ligue 1, o Lens da Ligue 2.
Itália: Os treinos individuais foram autorizados a partir de 04 de maio, os treinos coletivos voltaram no dia 20 de maio. O Governo deverá anunciar no dia 28 de maio se aceita ou não o protocolo para o regresso da Série A, que deverá acontecer no dia 13 de junho. A Federação Italiana quer finalizar todas as provas da época 2019/2020 até o dia 20 de agosto.
Inglaterra: O Governo autorizou treinos de pequenos grupos de jogadores a partir do dia 19 de maio e está a trabalhar com os clubes para de decidir o regresso da Premier League, algo que deverá acontecer em junho. Os protocolos de treino de conjunto assim como os de regresso dos jogos ainda está em fase de elaboração.
Holanda: a Holanda foi o primeiro país a dar por finalizada a época de futebol mas, ao contrário da França (que também fez o mesmo), não atribuiu título de campeão. O Governo holandês já autorizou treinos de pequenos grupos de jogadores.
Grécia: Desde o dia 18 de março que as equipas treinam no relvado sem quaisquer limitações. O Governo autorizou o treino para as equipas profissionais desde o dia 22 de abril. A Liga escolheu o fim-de-semana de 6 e 7 de junho para reiniciar a prova mas a data ainda não foi aprovada pelo Governo.
Roménia: Foi permitido o treino em pequenos grupos a partir de 15 de maio. O dia 13 de junho foi escolhido como a data provável para o regresso do campeonato de futebol, que agora entrou na fase de play-off de campeão e de descida de divisão. Falta decidir se os jogos serão a uma só mão ou duas. Se os clubes não chegarem a acordo, será aplicado a regra dos dois jogos por eliminatória na Taça da Roménia.
Rússia: A Federação Russa de futebol escolheu o 21 de junho como data para o regresso do futebol profissional. A decisão de como treinar é da responsabilidade de cada clube, em consonância com as autoridades de saúde.
Sérvia: Os clubes foram autorizados a regressar aos treinos mas com muitas restrições. A I e II ligas da Sérvia irão recomeçar no dia 30 de maio. Só serão jogadas três rondas da Taça da Sérvia e as quatro jornadas que faltam para terminar a primeira fase da prova. Os play-offs foram anulados, pelo que será utilizado a classificação final da primeira fase. Lidera o Estrela Vermelha com mais onze pontos que o Partizan de Belgrado.
Turquia: Os clubes já treinam sem restrições. A época de futebol será retomada no dia 12 de junho.
Ucrânia: desde o dia 12 de maio que as equipas treinam sem restrições. A Liga está à espera da aprovação do Governo para se recomeçar a prova a 30 de maio e terminar a 24 de julho.
Comentários