A FIFA reagiu esta sexta-feira à tarde à polémica em torno da votação para o prémio de Melhor Jogador do Ano, entregue a Lionel Messi no início desta semana.

No comunicado divulgado no site oficial do organismo pode ler-se que "a FIFA ficou decepcionada ao ver uma série de comentários na comunicação social a questionar a integridade do processo de votação para o Best FIFA Football Awards."

"Esses relatos são injustos e falsos" garante a FIFA, que acrescenta ainda que "o procedimento de votação para cada um dos prémios é supervisionado e monitorizado por um observador independente, neste caso a 'PricewaterhouseCoopers (PwC) Switzerland'".

Capitão da Nicarágua garante que não votou no 'The Best', mas os registos dizem que elegeu Messi
Capitão da Nicarágua garante que não votou no 'The Best', mas os registos dizem que elegeu Messi
Ver artigo

O organismo que tutela o futebol mundial refere ainda que seguiu "as Regras de Alocação e os procedimentos  padrão" para estas votações. "De acordo com esses procedimentos, a FIFA solicitou a todas as associações-membro que enviassem os seus formulários de votação por via eletrónica e por escrito. Os documentos escritos devem ser assinados pelas pessoas responsáveis da associação, bem como pelas pessoas autorizadas a votar. Portanto, para que uma votação seja válida, ela deve incluir as respetivas assinaturas e o carimbo da associação-membro", explica o comunicado.

"Tanto a FIFA como o observador independente podem demonstrar que todos os votos apresentados de acordo com as regras e dentro dos prazos foram considerados. Consequentemente, não há dúvida alguma quanto à autenticidade do resultado", lê-se ainda.

‘The Best’: Continua a polémica com a votação, desta vez é o Egito a reclamar
‘The Best’: Continua a polémica com a votação, desta vez é o Egito a reclamar
Ver artigo

Por fim, o organismo esclarece que "caso tenha havido algum caso de transgressão, e mesmo que isso não tenha afetado o resultado da votação, a FIFA investigará e aplicará as sanções necessárias."

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.