O FC Alverca confirmou esta quinta-feira a morte de Alex Apolinário, jogador dos ribatejanos que sofreu uma paragem cardiorrespiratória no jogo do último domingo frente ao União de Almeirim.

Têm chegado reações de todos dos quadrantes do futebol português. O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, tomou conhecimento do falecimento do jogador durante a antevisão ao jogo de amanhã frente ao Famalicão e foi um dos primeiros a endereçar as condolências à família.

"Quero mandar um forte abraço de condolências à família e amigos. O futebol e a vida têm destas coisas. Um jovem acabar desta forma não é fácil para ninguém. Daqui o nosso abraço", disse.

Também o clube recorreu às redes sociais para endereçar as suas condolências.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, lamentou "profundamente a morte" de Alex Apolinário.

“Numa época tão difícil e em que o futebol tem sofrido tantas perdas, torna-se ainda mais incompreensível e injusto ter de aceitar o desaparecimento de um jovem que deveria ter tido pela frente muito mais vida e a oportunidade de continuar a construir a carreira de futebolista pela qual tanto lutou”, prosseguiu.

O presidente da FPF dirigiu-se, “em nome do futebol português, a todos os familiares, colegas e amigos de Alex Apolinário, assim como ao FC Alverca, clube que honrou”, para apresentar os “mais profundos pêsames”, numa “hora de enorme dor, sabendo que as palavras pouco podem confortar”.

Além da mensagem de Fernando Gomes, a Federação Portuguesa de Futebol “vai honrar a memória do futebolista Alex Apolinário decretando um minuto de silêncio nos jogos da sua tutela, agendados entre esta quinta-feira e o próximo domingo”.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, lamentou a morte de Alex Apolinário, através de uma publicação no Twitter.

Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, recorreu às redes sociais para enviar a sua mensagem de solidariedade.

O União de Almeirim, clube adversário no jogo em que o jogador sofreu a paragem cardiorrespiratória, também já transmitiu "uma mensagem de paz, amor e força aos familiares, amigos e companheiros de profissão do inesquecível Alex".

O SC Braga, através de uma nota no seu site oficial, manifestou o seu "profundo pesar pelo falecimento de Alex Apolinário e endereça à família, aos amigos e ao FC Alverca sentidas condolências".

Também o Benfica "manifesta o mais profundo pesar e tristeza pelo trágico falecimento do jogador do FC Alverca, Alex Apolinário".

"A toda a sua família, colegas e amigos, bem como aos adeptos e dirigentes do FC Alverca, apresentamos as mais sentidas condolências e profunda solidariedade neste momento tão difícil", lê-se.

O Vilafranquense, clube ribatejano da II Liga, também já transmitiu a profunda tristeza pelo desaparecimento do jogador brasileiro.

O Cruzeiro, clube onde Alex Apolinário esteve entre 2015 e 2017, também reagiu à morte do jogador.

Foram vários os clubes de todos os escalões do futebol português a expressarem a sua consternação e a endereçar os sentimentos ao FC Alverca, à família e amigos do clube.

*Última atualização às 16h23