O treinador Jorge Jesus defendeu hoje a mudança no discurso dos treinadores e dos dirigentes antes dos jogos para melhorar e dar mais transparência ao futebol, “porque essa pressão influencia resultados”.

“Todos nós [treinadores, dirigentes e jogadores] temos de começar a mudar o nosso discurso em Portugal. Estamos cientes e acreditamos que a pressão fora do jogo influencia os resultados”, disse aos jornalistas o antigo treinador do Sporting e do Benfica à margem do encontro de treinadores de futebol e de futsal que decorreu em Portimão.

Jorge Jesus diz que a linguagem utilizada está a contribuir para algum descrédito no futebol, reconhecendo ter “alguma culpa, por ter sido um dos que fomentou a pressão fora do campo”.

“Há dois jogos um dentro e outro fora do campo. Sabemos que a pressão diária sobre os nossos rivais tem influência nas decisões das pessoas e nos resultados. Isso é um fator garantido”, assegurou.

Para voltar a dar mais crédito ao futebol, desporto de massas, o treinador defendeu “a mudança de linguagem em relação ao que é o espetáculo do futebol, porque Portugal é uma referência para os grandes clubes da Europa”.

“Há clubes que vêm a Portugal ver jogos, porque há grandes talentos, e para tirar ideias de jogo das equipas portuguesas”, indicou Jorge Jesus, acrescentando que “todos têm de se sentar e contribuir para a mudança, não de cenário, mas de postura e de discurso”.