O economista e gestor João Vale Ferreira vai ser o responsável financeiro da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) caso José Gomes Mendes seja eleito, na sexta-feira, no sufrágio frente a Reinaldo Teixeira, anunciou o candidato.

Em comunicado, a candidatura o atual presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do organismo apresentou João Vale Ferreira, de 59 anos, para a direção executiva para as áreas financeira, de licenciamento e de infraestruturas.

"A entrada do João Vale Ferreira reforça a nossa ambição de profissionalizar ainda mais a gestão da Liga. O seu percurso fala por si – é um gestor experiente, com provas dadas na administração pública e privada, e será uma peça fundamental para garantir a sustentabilidade financeira e a modernização das infraestruturas”, afirmou o candidato, citado no comunicado.

João Vale Ferreira presidiu ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, entre 2023 e 2024, e liderou comissões executivas de hospitais de referência, como o Hospital de Braga e o Hospital de Vila Franca de Xira, tendo ainda integrado, de 2012 a 2022, o conselho de administração da CUF SGPS e das unidades CUF do Cluster Norte, como membro não executivo.

"A LPFP precisa de um modelo de gestão à altura dos desafios financeiros e operacionais do futebol moderno. É com sentido de missão que integro esta equipa, com o objetivo de trazer mais rigor, mais eficiência e melhores condições para clubes e adeptos, vincou João Vale Ferreira, igualmente citado pelo comunicado.

Reinaldo Teixeira, lista A, e José Gomes Mendes, lista B, são os candidatos às eleições de sexta-feira, que vão eleger o sucessor na LPFP de Pedro Proença, que assumiu a presidência da Federação Portuguesa de Futebol.

O candidato da lista A, de 61 anos, está na Associação de Futebol do Algarve há mais de 20 anos, organismo a que preside desde 2019. Reinaldo Teixeira foi nomeado, em 2015, coordenador dos delegados e avaliadores da LPFP, depois de ter exercido, durante 20 anos, o cargo de delegado nessa estrutura.

José Gomes Mendes, de 63 anos, é doutorado em Engenharia Civil, foi secretário dos Governos de António Costa, primeiro Adjunto e do Ambiente e, depois, da Mobilidade e do Planeamento, e lidera desde junho de 2023 a MAG da LPFP, cargo que já tinha ocupado entre 2014 e 2015.

Atualmente, o organismo está a ser liderado de forma transitória por Helena Pires, que exercia funções de diretora executiva.