O antigo treinador Luís Castro, que esteve ligado ao FC Porto durante uma década, marcou presença na Igreja de Santo António das Antas para prestar uma última homenagem a Pinto da Costa, que faleceu este sábado, aos 87 anos.

À chegada, Luís Castro sublinhou o impacto incontornável do ex-presidente na história do clube e destacou a sua liderança carismática.

"Estou presente para dar condolências à família e para prestar a última homenagem ao senhor presidente Pinto da Costa. Um presidente que, ao longo do período em que esteve ao serviço do FC Porto – e foi uma vida –, mostrou uma visão apaixonada do que devia ser o clube. Conseguiu, ao longo dos anos, alavancar o clube para um plano de grande prestígio nacional e mundial, e isso faz dele um presidente inesquecível na história do FC Porto", disse.

O técnico, que desempenhou vários papéis dentro da estrutura portista, falou ainda sobre a personalidade de Pinto da Costa, descrevendo-o como um líder atento e incansável.

"O senhor presidente sempre foi uma pessoa que mostrou, em cada dia do seu mandato, uma ambição muito grande, uma determinação muito grande, uma alegria muito grande em cada dia do clube. Sempre teve atenção particular com todos os colaboradores, sempre esteve atento aos pormenores e conseguia tirar o máximo de nós pela sua liderança e pela visão apaixonada que tinha do clube", referiu ainda.

Por fim, Luís Castro enfatizou a fusão entre Pinto da Costa e o FC Porto, enaltecendo o legado deixado pelo histórico dirigente.

"O FC Porto confunde-se com Jorge Nuno Pinto da Costa. É uma instituição que esteve ao longo de muitos anos colada a um presidente que foi determinante para o crescimento do clube, para os títulos. Teve um percurso impressionante ligado ao FC Porto. Todos os portistas, o FC Porto e a cidade devem estar orgulhosos. Quanto a mim, foram 10 anos no clube em que tive o privilégio de estar perto dele nas diversas funções", concluiu.

A despedida a Pinto da Costa continua a mobilizar figuras do futebol português e milhares de adeptos, que se reúnem para homenagear aquele que é considerado o maior presidente da história do FC Porto.