O FC Porto perdeu a oportunidade de se isolar na tabela classificativa do campeonato português, assim como o Vitória de Guimarães, tendo sido a primeira vez que os Dragões de Lopetegui perderam pontos esta temporada.

Depois de três triunfos bem conseguidos, o FC Porto teve o seu jogo mais difícil até à data. Os Dragões jogaram bem, muito bem até, mas pela frente teve um Vitória cheio de atitude e muito bem organizado, a verdadeira razão deste excelente arranque de época.

A turma de Guimarães tem um bom meio-campo, orquestrado pelo irreverente Bernard e conduzido pelo explosivo Hernâni até à baliza contrária. A manter-se assim, o Vitória de Guimarães poderá complicar as contas dos três grandes, principalmente quando estes jogarem no D. Afonso Henriques.

Já se sabe que a casa do Vitória é muito temida e ontem, infelizmente, não pelas boas razões. Quando o jogo ainda estava 0-0, o árbitro Paulo Baptista foi obrigado a interromper o desafio aos 32 minutos devido a desacatos nas bancadas da claque vitoriana. O jogo ficou parado oito minutos. No reatar da primeira parte não houve golos. Estes só surgiram aos 61 minutos, através de uma grande penalidade favorável aos portistas, depois de Bruno Gaspar ter derrubado Brahimi. O colombiano Jackson Martínez aumentou a sua conta pessoa de golos para quatro.

O golo do Vitória chegou poucos minutos depois e também pela marca de grande penalidade. Num pontapé de canto, a bola ficou em Jackson e num duelo inofensivo com André André, o médio português caiu e gritou-se penálti no estádio. Paulo Baptista ainda hesitou mas o juiz de Portalegre deverá ter visto um toque no calcanhar. Bernard foi o responsável por empatar o resultado e não falhou. Um golo merecido por tudo o que aporta a esta equipa minhota.

Quem não gostou mesmo nada foi o treinador do FC Porto. Quando viu o árbitro assinalar grande penalidade, Julen Lopetegui esbracejou, muito, a partir da sua ‘área’ e só terminou no banco do adversário, tal era a sua insatisfação com esta decisão. Três minutos depois, o técnico basco voltou a protestar. Brahimi bateu o guarda-redes Douglas e colocou a bola na baliza do Vitória, mas o assistente assinalou fora de jogo, algo duvidoso. Na conferência de imprensa, Lopetegui não se fez de rogado e queixou-se deste lance, mas defendeu os árbitros, dizendo que eles podem errar.

Nota menos positiva para o meio-campo dos azuis e brancos, que não esteve tão assertivo como nos primeiros jogos da temporada. Principalmente Ruben Neves, que esteve escondido.

FC Porto perdeu os primeiros pontos e sofreu o primeiro golo da época. O Vitória de Guimarães também perdeu os primeiros pontos da época mas o empate foi mais saboroso para os minhotos.

Na frente estão agora Rio Ave, Benfica, FC Porto e Vitória de Guimarães, todos com dez pontos.