Numa semana em que o mais importante troféu europeu de clubes foi (pelo segundo ano consecutivo) entregue em Portugal, a final da Liga dos Campeões foi tema de conversa - e de muito e bom humor - nas redes sociais. Se o triunfo do Chelsea sobre o Manchester City mereceu destaque nos habituais e bem dispostos memes, a enchente de adeptos ingleses à cidade do Porto em tempos de pandemia e restrições foi ainda mais balada, com muito sarcasmo e muitas alfinetadas.
Mas nem só de Champions se falou. A nível interno, o Rio Ave viu-se mesmo despromovido ao escalão secundário, batido pelo Arouca, e os internautas não perdoaram. Como não perdoaram, claro, toda a conversa em redor da marquise mandada colocar por Cristiano Ronaldo na sua nova residência de 7 milhões de euros no centro de Lisboa.
Resumimos-lhe o que de melhor se passou.
Champions: A bolha (que afinal foi de cerveja) no Porto e a 'Maldição de Guttman' a alargar-se aos ex-Benfica
A final da Liga dos Campeões acabou mesmo por decorrer na cidade do Porto, e com adeptos, como anunciado depois de cair por terra a possibilidade de ser jogada em Istambul. Mas, ao contrário do que foi avançado inicialmente adiantado pelo governo, não foi visível qualquer 'bolha' a isolar os adeptos ingleses das duas equipas que de deslocaram a Portugal a assistir ao encontro no Estádio do Dragão. Os portugueses não gostaram, sentiram-se descriminados e, recorrendo à ironia, fizeram-no saber nas redes sociais.
Para os residentes na cidade do Porto também não terão sido dias fáceis...
Já dentro de campo, o Chelsea mostrou-se claramente superior, contrariando o favoritismo que era atribuído ao City. Houve quem apontasse como razão do triunfo dos 'blues' o facto de os 'cityzens' contarem nas suas fileiras com quatro antigos jogadores do Benfica, recordando a chamada 'Maldição de Belá Guttman', que parece extravasar até as paredes do Estádio da Luz.
E, afinal, a solução para o City vencer era tão fácil. Guardiola devia ter seguido este conselho:
O 'enterro' do Rio Ave
Já sem adeptos, mas também em Portugal, decidiu-se quem ficava com a derradeira vaga na I Liga, num inovador play-off entre 16º do escalão principal e 3.º da II Liga. Com surpresa, o Arouca levou a melhor sobre o Rio Ave, que assim caiu para o escalão inferior ao fim de 13 temporadas de convívio entre os grandes.
Nas redes sociais, não tardou a que fizessem o funeral aos vilacondenses.
Um final de temporada como poucos esperavam para um conjunto de Vila do Conde que muitos viam como candidato à Europa.
O melhor do mundo a jogar futebol, mas talvez não no bom gosto arquitetónico
Voltando ao mundo fora das quatro linhas, e àquele que foi o fait divers futebolístico dos últimos dias: a alteração feita por Cristiano Ronaldo no apartamento de luxo que comprou em Lisboa.
O português - seguindo uma 'bonita' tradição portuguesa - resolveu fazer uma marquise sem autorização do condomínio nem das autoridades competentes. As críticas (até do próprio arquiteto) não se fizeram esperar. Quanto às utilidades para a referida marquise, não faltaram pela Internet algumas sugestões, como esta:
E até houve quem tivesse descoberto quem ajudou Cristiano na empreitada...
Comentários