Com a vitória sobre a Sampdoria no passado domingo, Juventus sagrou-se campeã italiana pela 36.ª vez na sua história, a nona consecutiva. Cristiano Ronaldo, que marcou na partida, sagrou-se campeão de Itália pela segunda vez na sua carreira e somou o seu sétimo campeonato nacional, entre Inglaterra, Espanha e agora Itália.
São já 30 os títulos coletivos que Ronaldo soma no seu currículo, além dos 29 títulos individuais que conquistou, lutando ainda pela conquista de mais dois prémios individuais na Serie A: o melhor marcador da prova e a Bota de Ouro.
Recordamos agora, clube a clube, os títulos que Ronaldo arrecadou até hoje.
Sporting - O primeiro troféu
Foi no clube em que foi formado que Cristiano Ronaldo somou o seu primeiro troféu. Em 2002, o Sporting conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, depois de bater o Leixões por 5-1. O jovem Ronaldo não saiu do banco, mas arrecadou o seu primeiro título coletivo nesse ano.
Manchester United - Tudo o que havia para ganhar
Depois de Alvalade, Ronaldo rumou a Old Trafford, onde conquistou tudo o que havia para conquistar com o Manchester United de Alex Ferguson.
Na primeira época em Inglaterra, o atual capitão da Seleção Nacional conquistou a Taça de Inglaterra ao bater o Millwall por 3-0, tendo feito o primeiro golo da partida aos 44 minutos.
Depois de uma temporada - 2004/2005 - sem angariar prata para o museu, o Manchester United regressou às conquistas em 2005/2006, tendo conquistado a Taça da Liga Inglesa depois de bater o Wigan Athletic por 4-0 com golos de Rooney (2), Saha e Ronaldo.
A época de 2006/2007 trouxe o primeiro troféu de campeão nacional para Cristiano Ronaldo. O Manchester United concluiu a Premier League com 89 pontos, mais seis que o Chelsea e sagrava-se campeão inglês pela 16.ª vez na sua história. Além do título de vencedor da Premier League, Cristiano Ronaldo foi ainda eleito o jogador da época na prova.
A época seguinte foi inesquecível para os 'red devils': além de renovarem o título de campeões ingleses, o Manchester United somou ainda a conquista da Liga dos Campeões, depois de bater o Chelsea nas grandes penalidades em Moscovo. Foi a primeira Champions conquistada por Ronaldo.
Nessa época, Ronaldo teve ainda mais motivos para sorrir. Além de ter sido o melhor marcador da Liga dos Campeões e da Liga Inglesa, conquistou a sua primeira Bota de Ouro. Foi o jogador da época em Inglaterra e conquistou o título de Melhor Jogador do Mundo/Bola de Ouro, pela primeira vez na sua carreira.
A época da despedida de Inglaterra, de 2008/2009, fica marcada pela conquista do Mundial de Clubes, frente ao LDU Quito, no Japão. A nível interno o Manchester United conquistou o seu terceiro campeonato consecutivo, além da Taça da Liga Inglesa, na época do adeus de Ronaldo a Inglaterra.
Real Madrid - A Champions a quadriplicar
Ronaldo chegou a Madrid em 2009 e precisou de dois anos para levantar o seu primeiro troféu pelos 'merengues': a Taça do Rei em 2011, depois de bater o Barcelona na final, após prolongamento, graças ao golo do português aos 103 minutos.
No ano seguinte, chegou a primeira Liga Espanhola quando, sobre o comando de José Mourinho, o Real Madrid bateu o recorde de pontos, alcançando os 100, mais nove que o 2.º classificado Barcelona. Em 2012/2013, a última época sobre o comando de Mourinho, CR7 somou a conquista da Supertaça de Espanha.
Em 2014, Ronaldo voltou a levantar o título de campeão europeu, desta feita pelos 'blancos', naquele que vira a ser o primeiro de quatro títulos da Champions conquistados ao serviço do Real Madrid. Seguiu-se a conquista do Mundial de Clubes e da Supertaça Europeia em 2014/2015, antes do regresso à vitória na Liga dos Campeões em 2015/2016, o primeiro de três consecutivos dos 'blancos'.
Depois de nova conquista do campeonato espanhol (2016/2017), a época do adeus a Madrid (2017/2018) ficou marcada pela conquista de quatro troféus: Supertaça Europeia e de Espanha, Mundial de Clubes e Liga dos Campeões.
A título individual, ao serviço dos 'madridlenos' CR7 conquistou os prémios de melhor jogador do ano na Europa por três vezes (2014, 2016, 2017), além de mais quatro Bolas de Ouro (2013, 2014, 2016, 2017) e dois prémios 'FIFA The Best'. Foi ainda o 'Bota de Ouro' em três ocasiões: 2014, 2016 e 2017.
Juventus - um bicampeão no eneacampeão
O capitulo mais recente da história de Cristiano Ronaldo é escrito em Itália, mais precisamente em Turim, ao serviço da 'vecchia signora'.
Com a Juventus, Ronaldo já conquistou duas Serie A de forma consecutiva com uma 'juve' que leva já nove épocas consecutivas como campeã. Além do título de campeão CR7 soma uma conquista da Supertaça Italiana em 2018 e o prémio de melhor jogador da época, em 2018/2019.
Este ano continua na luta pela Liga dos Campeões (joga a 2.ª mão dos 'oitavos' frente ao Olympique Lyon no próximo dia 7 de agosto) e pelo título de melhor marcador da Serie A e da Europa, o que lhe valerá a 6.ª Bota de Ouro da carreira.
Portugal - teremos sempre Paris
Para lá dos clubes, Cristiano Ronaldo ficou na história como o capitão da Seleção Nacional que conquistou o seu primeiro título internacional, quando em 2016 Portugal se sagrou campeão europeu, frente à França, num jogo em que Ronaldo saiu lesionado ainda na primeira parte, acabando por levar a melhor no final e levantando a taça em Saint-Denis.
Três anos mais tarde, voltou a levantar mais uma Taça pela seleção, desta vez a Liga das Nações, conquistada em casa, no Estádio do Dragão, frente à Holanda. CR7 foi o melhor marcador da 'Final Four' com um hat-trick, na meia-final frente à Suiça.
Comentários