O ex-futebolista português e treinador do Maccabi Telavive, Paulo Sousa, defende que Cristiano Ronaldo merece ganhar a Bola de Ouro, por tudo o que tem feito nas últimas épocas.

«Como português espero que ganhe, mas também pelo que tem feito nas últimas épocas, tem sido absolutamente fantástico», disse o ex-médio em entrevista publicada no sítio oficial da FIFA, quando questionado se Cristiano Ronaldo ganhará o troféu.

Paulo Sousa explicou que o extremo do Real Madrid é um jogador que define metas de modo a que as possa constantemente superar: «quando o conheci estava sempre a por objetivos, para os bater, tem imensa ambição. Merece o reconhecimento».

O antigo jogador, que conquistou duas Ligas dos Campeões, pela Juventus e Borussia Dortmund, evitou afirmar desde já se Ronaldo ultrapassa Figo ou Eusébio como o melhor jogador de sempre, mas que continuará a tentar os melhores resultados.

«É um jogador que continua a desenvolver-se e a atingir novos níveis. Com a imagem que tem e o que projeta no futebol tenho a certeza que continuará a fazer tudo para ter os melhores resultados com Portugal, para chegar a esse nível de reconhecimento», disse.

Paulo Sousa comentava assim a importância de Cristiano Ronaldo e a comparação com outros Bola de Ouro, como Eusébio e Figo, e quando confrontado com o papel crucial do jogador do Real Madrid na qualificação para o Mundial2014, com quatro golos à Suécia no “play-off”.

No Brasil, Paulo Sousa entende que a seleção tem capacidade para ser competitiva até final, como o demonstrou já em Europeus e Mundiais.

«Todos esperam que consigam grandes resultados. Estão habituados a grupos difíceis [no Brasil têm a Alemanha, Gana e Estados Unidos como adversários], penso que a expectativa é que passem e cheguem à fase a eliminar», afirmou.

Paulo Sousa aproveitou também para falar da boa experiência que têm tido em Israel, no comando técnico do líder Maccabi Telavive e com a responsabilidade, na sua primeira época, de reconquistar o campeonato.

A passagem por Telavive é a quinta experiência como treinador de clubes, depois Queens Park Rangers, Swansea, Leicester e os húngaros do Videoton. Anteriormente o ex-jogador esteve como técnica da seleção portuguesa de sub-16.