A Polícia Judiciária está a investigar os negócios de transferências mediados por Jorge Mendes. Numa noticia avançada pelo Correio da Manhã, a PJ está a observar de perto todos os negócios levados a cabo pelo agente desportivo português com o intuito de descobrir se há ou houve indícios de branqueamento de capitais.

A iniciativa parte como uma investigação preventiva aos mais recentes negócios do agente para saber se as operações levadas a cabo resultaram em vendas de jogadores com empresas fora de Portugal e que estejam situadas em zona ‘offshore’.  Para além das verbas que ultrapassam os 300 milhões de euros, a PJ vai também averiguar se houve branqueamento de capitais levados a cabo pela empresa do português.

Com várias carreiras no seu lote de jogadores agenciados, Jorge Mendes é um dos mais cotados empresários no mundo. Em Portugal, esteve envolvido em vendas de FC Porto, Benfica e SC Braga bem como com outros emblemas. No estrangeiro, o agente também possui carreiras de jogadores de alto gabarito que gere.

Nestas investigações, a PJ pode abrir um inquérito judicial caso surjam quaisquer indícios de que possam ter havido ilegalidade. Ainda sobre as investigações a Jorge Mendes, este caso é paralelo ao do fisco espanhol que também tem os negócios do agente luso debaixo de olho.

Jorge Mendes é o empresário de futebol com muito sucesso e, nos últimos defesos, acumulou várias centenas de milhões em vendas de jogadores. O ‘Sr. 10%’ em prol da percentagem com que fica de cada negócio estará debaixo de olho por parte das autoridades que vão agora dar outro olhar pelos milhões que foram gastos.