O vice-primeiro-ministro elogiou hoje a terceira conquista do título de melhor futebolista do mundo por Cristiano Ronaldo, o "português mais conhecido no mundo global de hoje" e que "honra magnificamente a bandeira e o nome de Portugal".

Em nota enviada à Agência Lusa, Paulo Portas afirmou que o atleta madeirense de 29 anos "entusiasmou e comoveu mais uma vez todos os portugueses" ao receber, na véspera, o troféu "com mérito e brilho, aos olhos de todo mundo e junto da sua família".

"Em Cristiano Ronaldo impressiona e muito o seu talento, mas também a constância desse mesmo talento, o espírito de equipa e o profissionalismo com que atua no futebol. A naturalidade com que ontem afirmou querer igualar o número de bolas de ouro já ganhas por Lionel Messi é um exemplo disso, e para mais dito com toda a naturalidade", lê-se ainda no texto do líder do CDS-PP.

O avançado do Real Madrid e capitão da seleção portuguesa foi distinguido com a Bola de Ouro atribuída anualmente pela revista francesa France Football e a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Ronaldo, que já havia sido o eleito em 2008 e 2013, juntou-se assim aos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e ao francês Michel Platini, vencedores por três vezes quando o prémio era só para atletas europeus.

Cristiano Ronaldo, que em 2014 marcou 61 golos em 60 jogos e ajudou os "merengues" a vencer a sua 10.ª Liga dos Campeões, o Mundial de clubes, a Supertaça Europeia e a Taça do Rei, ficou com menos um galardão do género do que o argentino Lionel Messi, vencedor entre 2009 e 2012.

Os outros candidatos finalistas ao galardão atribuído em Zurique eram, precisamente, o avançado do FC Barcelona e o guarda-redes alemão Manuel Neuer (Bayern Munique), campeão do Mundo pela "Mannschaft" no Brasil2014.