Golos portugueses em Inglaterra e na Alemanha, taças em Espanha e vitórias de Mourinho e José Gomes. O último fim de semana foi ocupado para os portugueses que jogam ou treinam nas principais ligas europeias: houve empate em Anfield, vitória de José Mourinho, derrota de Ronaldo, goleada do Almeria de José Gomes, João Carvalho e Samu Gomes, e muito mais. Recorde como foram os últimos dias para os portugueses lá fora.

Inglaterra

A 18.ª jornada da Premier League ficou marcada pelo duelo entre os dois primeiros classificados à entrada da ronda: Manchester United e Liverpool defrontaram-se em Anfield. Os 'red devils' contaram com Bruno Fernandes a titular, enquanto os 'reds' continuaram sem poder contar com Diogo Jota que continua lesionado. Nenhuma das equipas conseguiu desfazer o nulo e acabaram a dividir pontos, algo que o Manchester City 'agradeceu'.

Horas depois do empate em Liverpool, os 'citizens' entraram em campo para defrontar o Crystal Palace. Com Rúben Dias e Bernardo Silva a titulares e João Cancelo a entrar no segundo tempo, a equipa liderada por Pep Guardiola goleou os londrinos por 4-0. Stones (dois golos), Gundogan e Sterling fizeram os tentos da vitória. O resultado permitiu ao Manchester City igualar pontualmente o Leicester (que venceu o Southampton por 2-0) e ficar com mais um ponto que o campeão Liverpool.

José Mourinho também sorriu esta jornada, com o seu Tottenham a visitar e a bater o Sheffield United por 3-1. Serge Aurier, Harry Kane e Ndombele assinaram os golos dos Spurs, enquanto David McGoldrick fez o golo da equipa da casa. O terceiro golo do Tottenham é digno de ser visto e revisto...

VÍDEO: Aí está o segundo golo de Fábio Silva na Liga Inglesa
VÍDEO: Aí está o segundo golo de Fábio Silva na Liga Inglesa
Ver artigo

Menos feliz ficou Nuno Espírito Santo, ao ver o Wolverhampton ser derrotado, em casa, pelo West Bromwich Albion por 3-2. Matheus Pereira foi responsável por dois dos golos dos visitantes, com Fábio Silva a marcar o seu segundo golo na Premier League, insuficiente para evitar a derrota dos 'Wolves' que caiem para a 14.ª posição da Premier League, com 22 pontos.

Itália

Na Serie A, a Juventus não regressou com boas memórias da visita ao Inter de Milão. A equipa de Cristiano Ronaldo foi derrotada por 2-0 e caiu para a 5.ª posição da Liga Italiana, podendo chegar o fim da jornada a uns alarmantes 10 pontos do líder AC Milan (que joga hoje). Ronaldo até fez o primeiro tento da partida, mas o mesmo acabou poro ser invalidado por fora de jogo. Vidal e Barella marcaram os golos dos 'nerazzurri'.

Já o Nápoles goleou a Florentina por uns pesados 6-0 e subiu ao terceiro posto da Serie A. Mário Rui foi titular a assistiu Zielinski para o quarto golo da partida, antes do intervalo. O Parma, sem Bruno Alves, empatou a uma bola na visita ao reduto do Sassuolo, enquanto o Crotone, com Pedro Pereira a titular, venceu o Benevento, em casa, por 4-1.

Já a Roma, de Paulo Fonseca, foi derrotada pela Lazio no Olímpico de Roma. A equipa liderada pelo técnico português (e adversária do SC Braga na Liga Europa) perdeu por 3-0, com golos de Immobile e Luís Alberto (dois).

Espanha

O fim de semana futebolístico em Espanha dividiu-se entre Supertaça de Espanha e Taça do Rei. Na Supertaça, o Atlhetic Bilbao derrotou na final o Barcelona por 3-2, num jogo que teve de recorrer ao prolongamento para encontrar um vencedor. Trincão entrou aos 108', mas não conseguiu evitar a derrota da equipa catalã, que ainda viu Messi receber ordem de expulsão já perto do final da partida - foi a primeira vez que o argentino foi expulso num jogo oficial pelo 'Barça'.

Na Copa del Rey, o Granada, com Domingos Duarte a entrar aos 85 minutos (Rui Silva não fez parte dos convocados e João Costa não saiu do banco), bateu o Málaga, de Orlando Sá, por 2-1. Também o Levante, de Rúben Vezo, venceu o Fuenlabrada, da segunda divisão, mas precisou de recorrer ao desempate por grandes penalidades para confirmar a passagem aos oitavos de final.

O Almería, comandado por José Gomes, também marcará presença nos 'oitavos', depois de golear o Alavés, da primeira divisão, por 5-0. A equipa do segundo escalão contou com João Carvalho e Samu Costa no onze.

França

O Paris Saint-Germain venceu na visita ao reduto do Angers por 1-0, num jogo em que Danilo Pereira não saiu do banco. O resultado garantiu o regresso dos parisienses ao primeiro lugar da Ligue 1, aproveitando a derrota do Lyon, de Anthony Lopes, por 1-o, frente ao Metz. 

Lyon de Anthony Lopes perde com Metz e falha ataque à liderança
Lyon de Anthony Lopes perde com Metz e falha ataque à liderança
Ver artigo

Também o Marselha, de André Villas-Boas, saiu da jornada derrotado, depois de perder, em casa, frente ao Nimes por 2-1.  Já o Lille bateu o Reims por 2-0, com José Fonte e Tiago Djaló no onze inicial e com Zeka a entrar no decorrer do jogo.

Na sexta-feira, o Montpellier, com o defesa português Pedro Mendes no onze, perdeu por 3-2 no primeiro jogo da jornada, frente ao Mónaco, que não contou com Florentino Luís nos convocados.

Alemanha

A 16.ª jornada da Bundesliga começou com boas notícias para o Bayern de Munique, graças aos resultados dos seus adversários diretos. O Borussia Dortmund, com Raphael Guerreiro a titular, não foi além de um empate na receção ao Mainz (1-1), enquanto o Leipzig empatou, mas a duas bolas, com o Wolfsburgo. Os resultados permitiram aos bávaros, que bateram o Friburgo por 2-1, passarem a somar quatro pontos de vantagem na liderança da competição.

André Silva e 'bis' de Jovic garantem triunfo ao Eintracht sobre o Schalke
André Silva e 'bis' de Jovic garantem triunfo ao Eintracht sobre o Schalke
Ver artigo

André Silva inaugurou o marcador na vitória do Eintracht Frankfurt sobre o Schalke 04 por 3-1. O português assinou o primeiro aos 28 minutos frente à equipa de Gonçalo Paciência, que ficou de fora da equipa dos 'mineiros' por lesão.